O novo rumo da Indústria

O novo rumo da Indústria

É um facto que esta pandemia veio demonstrar muitas fragilidades de uma economia, cada vez mais, global e tornou-se, em muitos casos, um elemento de aceleração para a transformação digital, não só das organizações como da própria sociedade. E, prova disso, é o setor de Manufacturing, no qual os avanços tecnológicos e de inovação estão a crescer a um ritmo cada vez mais acelerado

Atualmente, as empresas enfrentam a concorrência dos países mais “tradicionais” e também dos novos países, que detém uma produção de baixo custo, ao mesmo tempo que tentam dar resposta às necessidades dos mercados emergentes, especialmente em mercados emergentes no mundo em desenvolvimento. Estas difíceis condições significam que o número de empresas em todos os setores continua a diminuir, sendo que as restantes enfrentam uma crescente concorrência. Do mesmo modo, a complexidade das redes de negócios, altamente distribuídas e em constante transformação, cria um ambiente desafiador para as indústrias, no qual não basta produzir, é preciso ir mais além, antever cenários e elaborar respostas imediatas a possíveis não conformidades.

Perante este contexto, várias são as ferramentas tecnológicas que as organizações devem implementar para que consigam rentabilizar os seus negócios, nomeadamente com a implementação de um ERP (Software de Gestão Integrada) que permite, em tempo real, obter todos os dados de que os gestores necessitam (e em qualquer lugar), contribuindo para agir em conformidade, e na hora, caso algum aspeto do negócio não esteja a mostrar os índices esperados. O ERP permite assim às organizações reduzir os seus custos, obter um maior controlo total de compras e vendas e ainda um planeamento estratégico sobre todos os pontos de produção, maximizando assim a eficiência do processo produtivo e conduzindo as organizações para um crescimento lucrativo. Deste modo, através da sua utilização, as empresas dispõem de um sistema com toda a informação centralizada, traduzindo-se numa poupança de recursos e de tempo.

Atualmente, o ERP, através de inteligência artificial, possibilita um melhor desempenho, transformando os processos empresariais das organizações, com uma redução de até 50% de footprint de dados e na extração de relatórios até 100 vezes mais rápido. Para além destes benefícios, proporciona também análises de dados gráficos em tempo real - para apoio na tomada de decisões-, exibe dados de forma simplificada - ao eliminar agregados e índices-, permite melhores fluxos de trabalho, através de processos de negócio específicos para cada indústria, e melhora a experiência de utilizador nos diferentes tipos de dispositivo, reduzindo erros e aumentando a produtividade, entre outros.

No entanto, quais são os benefícios em implementar um ERP?

  • Melhora o planeamento da produção: Coordena as operações de Manufacturing, desde os requisitos de material até o stock – enquanto ajusta os planos com base em informações em tempo real da sua empresa, rede de fornecedores e chão de fábrica.
  • Apoia os processos de montagem complexos: Permite a criação de planos eficientes para montagens complexas, abrangendo áreas como requisitos de materiais, produção e planeamento de capacidade, bem como listas de materiais, roteiros, layout de fábrica e modelos de máquinas.
  • Acelera as operações de produção: Otimiza a produção e o fluxo de materiais, possibilitando os processos de produção flexíveis e eficientes usando métodos de controlo, melhoria contínua e reposição just-in-time.
  • Apoia a engenharia de manufacturing: Aumenta a qualidade e reduz os custos, promovendo a colaboração entre as equipes de P&D e manufacturing com dados relevantes e transferências de documentos de engenharia, listas de materiais e alterações de design.
  • Melhora a gestão da qualidade: Permite tomar medidas rápidas para prevenir ou corrigir problemas executando processos de gestão de qualidade de ciclo fechado – do planeamento às operações – para apoiar a melhoria contínua em toda a empresa.

Desta forma, a tecnologia vem contribuir para a modernização da gestão adotada por qualquer organização deste setor, como para uma melhoria da produtividade da fábrica e de todos os colaboradores. Neste sentido, é fundamental que as organizações revejam os seus modelos de negócios e tecnologias implementadas para que consigam acompanhar as contantes evoluções tecnológicas.

O futuro é agora, vamos isso?

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.