Ter mais informação ao nosso dispor significa ter mais conhecimento e, com isso, maior capacidade para tomar melhores decisões
Com os avanços da tecnologia, estes recursos estendem-se agora também a outro patamar. Através do uso de machine learning e utilizando técnicas de data science, é, agora, possível prever vendas e, assim, garantir uma melhor gestão e otimização de inventário. Todos os dias, inúmeras empresas deparam-se com questões como: Quantos produtos devo ter em stock? Quão frequente deve ser a reposição? A rapidez e eficácia na resposta a estas perguntas pode contribuir, em grande medida, para alavancar o sucesso das organizações. Mas nem sempre a gestão de inventário é feita da melhor forma, não só levando a problemas como a falta de stock, acompanhada da perda de oportunidade de venda e insatisfação do cliente, mas também de excesso de stock, particularmente penalizador quando se tratam de produtos perecíveis ou sazonais (e.g. pastelarias ou quiosques). A penalização da cadeia de valor é, assim, inevitável, com os custos de produção e armazenamento a não serem restituídos. É aqui que a tecnologia entra em ação. Falamos do conceito de Demand Forecast, que consiste na utilização de registos históricos de vendas de determinado produto, de modo a estimar a sua procura no futuro. Desta forma, ao ter uma estimativa de quantos produtos serão vendidos, é possível fazer uma melhor gestão da cadeia de valor, com repercussões evidentes na gestão financeira, algo patente no cálculo de margens de lucro, cash-flow, alocação de recursos, e na otimização de produção e armazenamento dos produtos. Através de Data Science e, mais concretamente, de Machine Learning, conseguimos simular o comportamento do mercado com o maior nível de detalhe possível, diminuindo a diferença entre produção e venda. O futuro empresarial, que cada vez é mais competitivo, traz-nos, seguramente, muitos desafios, num contexto em que a tecnologia assume um papel preponderante. Por isso, é essencial que nos mantenhamos atentos às inúmeras possibilidades que as novas ferramentas oferecem. Porque muitas das perguntas com que nos deparamos todos os dias nas nossas atividades profissionais podem, afinal, ter resposta, ajudando a prever e enfrentar, da melhor forma, os desafios vindouros. |