A tecnologia como uma peça no puzzle da inovação

A tecnologia como uma peça no puzzle da inovação

Quando ouvimos falar das mais recentes tecnologias que saíram no mercado ou que foram inventadas por cientistas ou tecnológicos brilhantes, imediatamente pensamos em inovação

Na nossa sociedade digital, qualquer avanço tecnológico acaba por ser considerado como inovação - e algo que nos levará ao progresso. Há medida que a tecnologia que temos melhora e que os processos de criação se tornam mais sofisticados, temos dificuldade em separar os dois conceitos. Mas a verdade é que a tecnologia é a parte mais simples dos complexos problemas que enfrentaremos nos próximos anos.

Como atividade humana, a tecnologia antecede tanto a ciência como a engenharia, sendo definida como a concretização da nossa capacidade de produzir resultados práticos por desenhar ferramentas, máquinas e procedimentos que simplifiquem o processo de resolver problemas. Neste sentido, a mais simples forma de tecnologia é o desenvolvimento e utilização básica de ferramentas, como é caso do controlo do fogo em tempos pré-históricos.

Tendo em conta esta clarificação, a realidade é que qualquer um pode criar tecnologia, mas nem todos criam soluções tecnológicas que as pessoas querem usar. Por isso, para um inovador, é importante compreender como é que a tecnologia se interrelaciona com a vida, a sociedade e o ambiente.

De modo a criar soluções úteis, é necessário saber identificar lacunas em qualquer dos tipos de inovação: enquanto a humanidade aperfeiçoava o processo de tornar os negócios eficientes, acabou por ignorar a razão pela qual grandes inventores seguiram as suas paixões – a necessidade humana. Sem uma compreensão de como criar soluções que são realmente necessárias, continuaremos a construir tecnologia pouco user-friendly.

Neste seguimento, apesar de inovação ser frequentemente equiparada a tecnologia, rapidamente compreendemos que a tecnologia é a apenas um dos resultados da inovação. Inovar significa ser inventivo e criativo na resolução de problemas, e isso pode passar por criar tecnologia, mas também por identificar as tais lacunas de necessidade para a depois poder aplicar.

Mas, apesarem de não ser conceitos sinónimos, estão intimamente relacionados aquando da criação de tecnologias que impulsionam a humanidade para o futuro. Assim, podemos questionar: quais são os fatores que impulsionam a inovação que está por detrás da criação de tecnologias bem-sucedidas?

  1. Divergência: É fácil e comum para as empresas ficarem presas nos mesmos ângulos, processos ou na utilização das mesmas ferramentas – sejam elas pragmáticas ou mentais. A divergência permite-nos virar um problema ou questão de modo a encontrar abordagens e soluções distintas, que não considerámos anteriormente.
  2. Curiosidade: Indivíduos curiosos têm maior probabilidade de encontrar soluções ou novas ideias. Neste sentido, a inovação é baseada em constantemente questionar a realidade, encontrando oportunidades e evitando ficar complacente. Existem ecossistemas, como Israel e a Escandinávia, que fomentam desde a escolaridade um grande sentimento de procura e uma grande abertura à curiosidade. Não é coincidência que estes locais acabam por ser polos de inovação tão ricos.
  3. Resiliência: Para qualquer inovação, é necessário testar e reiterar frequentemente. Os testes podem trazer falhanço, mas o mesmo deve ser visto como uma oportunidade de aprendizagem. A resiliência para continuar a idear, experimentar e falhar é chave para a inovação.

Desta forma, a tecnologia não é mais do que uma peça no puzzle da inovação e para que as empresas tecnológicas tirem máximo proveito das suas estratégias e produtos, é necessário que se desassociem os conceitos e que passem a ter em conta que para criar uma estratégia de inovação eficaz é também necessário identificar as lacunas nos campos a impactar, para que criemos uma inovativa e completa cultura empresarial.

 

por Fabio Rodriguez, Country Manager da OrCam Technologies em Portugal e Espanha

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.