Vendas mundiais de PCs voltaram a cair no último trimestre de 2015

A tendência descrescente do mercado dos PCs manteve-se até ao final de 2015. No último trimestre do ano, as vendas caíram novamente. A Lenovo continua à frente do mercado, mas a Apple foi a única marca a crescer

Vendas mundiais de PCs voltaram a cair no último trimestre de 2015

As vendas mundiais de PCs decresceram pelo quarto ano consecutivo. Segundo a IDC, no Q4 foram comercializados 71,6 milhões de PCs, mundialmente, menos 10,6 por cento do que no mesmo período de 2014. A Gartner, por sua vez, aponta que foram vendidos 75,7 milhões de unidades, uma queda de 8,3 por cento, e que, contabilizando todos os semestres de 2015, foram vendidas 288,7 milhões de unidades, o que representa uma queda de 8 por cento face a 2014.

"O quarto trimestre de 2015 foi o quinto trimestre consecutivo a registar uma queda na comercialização mundial de PCs", indica Mikaki Kitagawa, analista da Gartner. "As vendas da época festiva não impulsionaram o mercado, o que sugere uma mudança no comportamento da compra de PCs domésticos. Do ponto de vista do negócio, o Windows 10 recebeu boas críticas em geral, mas, tal como esperado, a migração para o Windows 10 foi menor no quatro trimestre, com várias organizações a iniciar apenas um período de teste".

A Gartner prevê que o mercado desça 1 por cento em 2016, comparativamente com 2015, com a possibilidade de ainda conseguir recuperar ligeiramente no final do ano - previsão apontada também pela IDC.

Relativamente à EMEA, o total de unidades vendidas no Q4 de 2015 foi de 22,5 milhões, uma descida de 16 por cento comparativamente ao quarto trimestre de 2014. O mercado de PCs na EMEA alcançou cerca de 83 milhões de unidades comercializadas em 2015, 14 por cento menos do que no ano anterior. 

"Enquanto o mercado de PCs na EMEA registou uma descida no quarto trimestre de 2015, cresceu sequencialmente 13 por cento, o que demonstra que os inventários começaram a escoar, deixando os fabricante de PCs numa melhor posição para 2016, aponta Isabelle Durand, principal research analyst na Gartner.

Lenovo mantém liderança

A Lenovo continua a liderar o mercado e foi a marca que registou o menor decréscimo de unidades vendidas, embora essa descida nas vendas se tenha registado durante três meses consecutivos. No Q4, o fabricante apresenta uma quota de mercado que ronda os 20 por cento.

A HP continua em segundo lugar, nas vendas globais, apesar da descida de 14 por cento anual nas suas vendas, liderando o mercado na EMEA.

A Dell registou descidas em todas as regiões, exceto no Japão, onde cresceu um dígito, em comparação com o mesmo período de 2014. Embora as vendas tenham registado uma descida na EMEA e nos EUA, a Dell manteve-se acima das médias regionais.

O crescimento da Asus ficou estático no Q4 de 2015, tendo alcançado em torno de 6 milhões de unidades vendidas, o que tornou o Q4 de 2015 o melhor trimestre da marca desde 2012.

A Apple ocupa o quinto lugar mas foi a única marca a obter crescimento.

 

PCs vendidos mundialmente (em milhares de unidades), no Q4 de 2015 - Gartner

Marca 4Q15 (Unidades Vendidas) 4Q15 (Share %) 4Q15-4Q14 (%)
Lenovo 15,384 20.3 -4.2
HP 14,206 18.8 -8.1
Dell 10,236 13.5 -5.1
Asus 6,002 7.9 -3.2
Apple 5,675 7.5 2.8
Grupo Acer 5,277 7.0 -11.2
Outros 18,940 25.00 -16.3
Total 75,720 100.00 -8.3

PCs vendidos mundialmente (em milhares de unidades), no Q4 de 2015 - IDC

Marca 4Q15 (Unidades Vendidas) 4Q15 (Share %) 4Q15-4Q14 (%)
Lenovo 15,394 21.4 -4.5
HP 14,290 19.9 -10-.1
Dell 10,169 14.1 -5.7
Asus 5,713 7.9 -0.8
Apple 5,658 7.9 2.8
Outros 20,664 28.7 -21.9
Total 71,889 100.00 -10.6
Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.