Sistemas de armazenamento all-flash crescem 75 por cento no Q3

O valor total do mercado dos sistemas de armazenamentos externos na EMEA caiu quase dez por cento, uma descida que só não é inferior devido ao forte desempenho dos sistemas all-flash, que registaram um crescimento acentuado

Sistemas de armazenamento all-flash crescem 75 por cento no Q3

De um modo geral, o mercado de armazenamento da EMEA caiu 9.8 por cento no terceiro trimestre, face ao mesmo período do ano passado, para 1.57 mil milhões de dólares (dados IDC).   Em contra-corrente surgem os sistemas all-flash, que cresceram 75.4 por cento. Os sistemas de flash arrays híbridos cresceram 7 por cento ano após ano.

O segmento de sistemas hard disk tradicionais manteve a tendência descendente, caindo 27 por cento no terceiro trimestre.

“A tendência descendente foi consistente ao longo das subregiões, num trimestre marcado pela ausência de grandes negócios, por uma guerra de preços exacerbante e por taxas de câmbio particularmente desfavoráveis”, aponta Silvia Cosso, analista sénior, european storage research da IDC. “Por outro lado, um olhar sobre a tendência em euros oferece um panorama completamente diferente do mercado, com cinco trimestres de crescimento ininterrupto e um aumento de 7.6 por cento ano após ano. A transição para a 3ª Plataforma está a influenciar as decisões de compra, com utilizadores a desviarem-se de sistemas high-end, que caíram pelo décimo trimestre consecutivo, para abraçar novas soluções, como os sistemas flash, que ultrapassaram o limite de 50 por cento do total do valor de storage.    

Na Europa Ocidental, o mercado de armazenamento externo caiu 9.7 por cento em dólares, totalizando 1.130 milhões de dólares, crescendo 7.7 por cento em euros. Nesta subregião da EMEA prosseguiu o seu caminho descendente, muito devido às reduções drásticas com os gastos em sistemas HDD. “O elevado crescimento em armazenamento flash, em conjunto com o forte crescimento das receitas dos ODMs demonstra que as empresas europeias estão a investir bastante, quando renovam as suas infraestruturas, em tecnologias de armazenamento disruptivas como o flash, armazenamento definido por software, armazenamento Cloud-based e sistemas hiperconvergentes”, indica Archana Venkatraman.

Todos os fabricantes foram afetados de uma forma geral pela queda das receitas na EMEA. A EMC mantém-se à frente, com um market share de 25.5 por cento, mas com quedas de 20 por cento nas receitas. De seguida surge a HP, que viu as suas receitas aumentarem 5.6 por cento e a sua quota de mercado crescer para os 17 por cento. A fechar o pódio surge a NetApp, com perdas de 5.5 por cento nas receitas. Ainda assim, a sua quota de mercado aumentou ligeiramente, sendo agora de 14.8 por cento. A IBM e a Dell foram os fabricantes que mais caíram, 18 e 13.3, respetivamente - o primeiro de 11.5 por cento de quota de mercado e o segundo 7.1 por cento.  

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.