Evento WNRO iminente pode afetar as appliances que usam o sistema GPS

Preparado para 6 de Abril?

São inúmeros os sistemas que usam o Global Position System, especialmente em infraestruturas criticas, aplicações industriais, de IoT, de Cloud e claro, também os simples utilizadores de sistemas de navegação. Se não tiverem o firmware atualizado podem deixar de funcionar no próximo dia 6 de abril

Preparado para 6 de Abril?

Dia 6 de abril vai ocorrer o segundo evento WNRO na história do sistema GPS, mas na verdade o primeiro desde que o GPS está disseminado em múltiplas aplicações ao nível global.

O WNRO é a sigla de Week Number Rollover, ou dito de outra forma, no sistema de contagem da data do GPS o numero de 10 bits que conta as semanas volta ao inicio "00000000000" o que ocorre ao fim de um pouco menos de 20 anos.

O próximo ocorrerá na noite de dia 6 para dia 7, quando faltarem 18 segundos para a meia-noite UTC (tempo universal coordenado), ou na hora civil de verão portuguesa 18 segundos antes das 01h00 de domingo, dia 7 de abril.
 

Em que é que o WNRO lhe pode afetar?

Vai depender do tipo de appliances que usa o sistema GPS, sendo que existem potencialmente milhões de appliances legacy no mundo que podem se dessincronizar no próximo fim de semana e se tornarem totalmente inúteis porque podem voltar para 2 datas possíveis: os dias 06/01/1980 ou 22/08/1999 que correspondem ao dia da fundação do sistema norte-americano e ao dia do primeiro WNRO, respetivamente.

O tema é tão sensível que a Home Land Security considera o WNRO um evento com capacidade disruptiva para infraestruturas criticas, criou um grupo de acompanhamento e divulgou orientações gerais

Outra implicação não tão óbvia, é que o "clock" atómico do sistema GPS é usado para objectivos não de geolocalização, mas de sincronismo temporal entre pontos geograficamente afastados para transferências de dados críticos como os financeiros. 
Assim não é de estranhar que empresas como a Microsoft venham dar a conhecer publicamente que obtiveram declarações de compliance por parte dos fabricantes de appliances que suportam o sincronismo temporal da rede Cloud Azure
 

Quais as soluções ?

As especificações com que os recetores GPS devem ser construídos para uma correta interpretação da informação contida no sinal radio são definidas pela Força Aérea Norte Americana, dona do sistema NAVSTAR e publicadas com atualizações regulares do documento IS-GPS-200. Desde setembro de 2013 que a solução para o WNRO está especificada pela a adoção de um numero de semanas com 13 bits que resolve o problema por mais de um século. 
Para recetores anteriores a essa normativa, a solução proposta está na criação de uma pequena instrução de código que contenha a data do WNRO para que a semana "zero" se inicie no dia 7 de abril de 2019.

Portanto a chave está, quando possível, na atualização do firmware, mas fabricantes de appliances profissionais como a Trimble assume que isso só é possivel em parte dos equipamentos legacy.

Fabricantes de outras appliances mais ligadas aos sistemas de navegação tem vindo a disponibilizar atualizações de firmware mesmo para modelos habitualmente já não suportados. É o caso da TomTom e da Garmin que tanto para aplicações profissionais como para utilizadores domésticos tem vindo a sensibilizar para a necessidade de proceder a uma atualização especifica para o WNRO. 

Mas há outros sistemas que irão mesmo "morrer" por impossibilidade dos seus firmwares serem atualizados.

Para o hardware mais recente produzido após 2014 (em alguns casos 2013) este problema não ocorre porque o protocolo de sincronização do relógio já não é o original de 10 bits mas sim de 13 bits. Tambem é agora mais frequente os recetores  usarem complementarmente outras constalações de satelites, nomeadamente o sistema russo Glonass que tem outras datas de rollover.

A madrugada de domingo será crítica para muitos técnicos em sistemas e, tal como ocorreu no chamado bug do milénio, uma noite para verificar se tudo o que foi atualizado resultou.

A única coisa com que não se vão preocupar é com os seus smartphones; esses já incorporam 13 bits para a contagem de semanas.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.