Organizações devem maximizar o investimento em aplicações móveis.

Quase 9 em cada 10 executivos (87%) reconhecem o valor das aplicações móveis para os seus negócios mas poucos estão preparados para as implementar e manter, alcançando todos os seus benefícios

Organizações devem maximizar o investimento em aplicações móveis.

Intitulado Growing the Digital Business: Spotlight on Mobile Apps, este estudo realizado pela Accenture é baseado num inquérito realizado junto de cerca de 2.000 decisores em todo o mundo. Este estudo conclui que durante o processo de desenho e criação de uma app, apenas 52% das organizações incluem o feedback dos utilizadores nos seus testes e só 48% utilizam relatórios de utilização ou analytics para analisar os problemas das apps em tempo real. 

“As empresas não andam a prestar toda a atenção necessária ao mundo das aplicações. Nove em cada dez entrevistados afirmou reconhecer a grande procura dos clientes por aplicações móveis, mas no entanto metade dos inquiridos sentem que as apps não podem ser protegidas da melhor forma, e apenas 45% deles têm relatórios dos riscos” disse Abhijit Kabra, responsável global pela área de aplicações móveis na Accenture Digital-Mobility. 


“De forma a obter melhores resultados das suas aplicações, as organizações devem fazer testes rigorosos antes do seu lançamento e garantir uma boa gestão do seu funcionamento quando estas já se encontram implementadas. Isto não só ajudará a assegurar a melhor experiência possível aos utilizadores, como também a garantir que os desafios de segurança são tratados como uma prioridade constante. Descobrimos que muitas empresas negligenciam o desenvolvimento das aplicações já existente, arriscando-se a desperdiçar o investimento já realizado”, referiu ainda o executivo da Accenture. 

A gestão das aplicações durante todo o seu ciclo de utilização ajuda a evitar o mau desempenho das mesmas, e assim impedir a frustração por parte dos clientes e uma fraca experiência de utilização. Além disso, pode ainda evitar falhas de segurança. Metade dos inquiridos (49%) afirma que a segurança é o maior desafio enfrentado na gestão e desenvolvimento de aplicações móveis. Depois da segurança, o segundo maior desafio citado foram os problemas de desempenho, como quando a app deixa de funcionar e os bugs (37%) encontrados. No entanto, pouco mais de metade (55%) admite recorrer a qualquer correção de bugs ou ferramentas que monitorizem a situação para ajudar a ultrapassar o problema. 

Os executivos esperam que as aplicações desempenhem um papel importante no seu negócio, aumentando o seu valor, como podemos observar nas seguintes conclusões: 

  • 82% dos inquiridos consideram as apps como uma parte integrante da sua organização. 
  • 85% acreditam que as apps serão o interface dominante no futuro. 
  • 90% acredita que as apps são uma porta de entrada para o mercado digital. 

No entanto, menos de metade dos inquiridos admite estar a tirar vantagem das apps para melhorar a sua eficiência. Apenas 46% relataram o uso de apps de produtividade, e apenas 44% estão a utilizar apps como um canal de vendas, serviços ou informações ao cliente. Outras apps que possam representar grandes benefícios operacionais para as empresas, tais como as de formação e colaboração são utilizadas apenas em 35% das organizações, embora mais 38% dos não utilizadores admita adotá-las no espaço de dois anos. 

"As apps estão-se a tornar fundamentais para aceder em tempo real a informação crítica durante as tomadas de decisão, pois permitem gerir os processos, os colaboradores, os programas de formação ou a experiência dos clientes,” refere Abhijit Kabra, responsável global pela área de aplicações móveis na Accenture Digital-Mobility. “Por essa razão. a experiência do utilizador e o desempenho das apps são mais importantes que nunca. O estudo da Accenture mostra que os executivos precisam claramente de elevar a fasquia na gestão das apps para se certificarem de que estão a tirar o melhor partido do seu investimento". 

 
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.