Mercado mundial de PCs não estabilizará até 2017, segundo a IDC

A consultora estima que as vendas voltem a cair no próximo ano, por culpa da acumulação de inventário, no Canal, e da depreciação das divisas. A recuperação só deverá chegar em 2017, ainda que modesta.

Mercado mundial de PCs não estabilizará até 2017, segundo a IDC

As mais recentes previsões da IDC apontam para que as vendas mundiais de PCs caiam 8,7% em 2015 e que só estabilizarão dentro de dois anos, aquando do próximo ciclos de substituição dos equipamentos e do fim da atualização gratuita do Windows, que abrirá novas oportunidade para os segmentos de portáteis e PCs profissionais. Se caírem em 2016, este será o quinto ano consecutivo de quedas.

Em 2017 o mercado poderá voltar a crescer, diz a IDC, liderado pelo segmento profissional. No consumo, a consultora aponta ligeiras quedas pelos menos até 2019.
Os níveis de inventário acumulado estão na origem das previsões menos otimistas para as vendas, bem como a depreciação de várias moedas face ao dólar, onde se inclui o euro.

Assim, a própria renovação dos equipamentos no segundo semestre do ano por parte dos fabricantes, por causa do Windows 10, não deverá produzir os resultados esperados.

Para 2016 as estimativas também são conservadoras, e a consultora aponta alguns fatores: a atualização gratuita para o Windows 10, uma relativa escassez de modelos a curto prazo e alguma hesitação por parte dos Canais a aumentar o stock.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.