Grande desafio do digital é a mudança de paradigma

O evento Digital Business, realizado pela CIOnet no dia 17 de Setembro na Fundação Portuguesa das Comunicações, teve como principal objetivo analisar o impacto das tecnologias nas várias áreas de negócio e concluiu que a revolução digital que se vive atualmente ainda tem muito para progredir

Grande desafio do digital é a mudança de paradigma

Este encontro teve como objetivo promover a discussão aberta e interativa sobre a estratégia digital entre a comunidade de CEOs, em temas como "Definição de ecossistema, redefinição de indústrias” e “Tornar-se um negócio digital”. Neste painel marcaram presença empresas como Banco BIG, IVN- Irmãos Vila Nova (Salsa), eSPap, PayPal Spain & Portugal, WY Group, Talkdesk e Uber.

Num comunicado de imprensa, a CIOnet diz a evolução/inovação nas plataformas não é uma coisa de futuro, mas de presente. Nos tempos que correm a flexibilidade é muito importante, já não existem coisas estáticas. É essencial que as empresas se renovem e que novos postos de trabalho sejam criados.

No evento foi apontado que o digital poder ser uma “esperança” para que pequenas empresas se lancem num mercado mais global, já existindo algumas organizações que começaram como empresas com modelos mais tradicionais e que conseguiram transformar-se em grandes empresas graças ao digital, desde a banca a serviços do estado.

No painel de CMOs, dedicado à Execução Digital, foram abordados temas como canais digitais, experiências personalizadas e customer experience. Com o boom das redes sociais, passou a haver uma participação mais ativa dos consumidores, o que permitiu que marcas, produtos e serviços se colocassem no mercado como utilitários e experiências que os consumidores querem num determinado momento. Neste painel, estiveram organizações como a EDP, Fuel TV, Galp Energia, Millenium BCP, TAP e UNILEVER Jerónimo Martins.

 

A maior dificuldade revelada foi incutir nas pessoas de uma organização o conhecimento e a terminologia do digital no seu dia-a-dia, seja no relacionamento com parceiros seja na compreensão das especificidades do meio digital.

No painel de Alavancagem Digital, que teve os CIOs como oradores, foram abordadas questões de “Como pode a tecnologia permitir a competitividade do negócio digital” e “Conquistar, servir e manter os clientes no Mundo Digital”. Neste slot, o Digital Business contou com a presença da Impresa, NOS,  PT, SONAE  MC e TAP Air Portugal. Foi realçado que as novas gerações veem a economia de forma diferente e compram de forma diferente, pelo que se torna crucial reinventar as organizações, conhecer o negócio como ele é hoje e estarem mais presentes em vários canais.

O papel do CEO e CIO é conhecer as mudanças, ter conhecimento exaustivo de tecnologias e adaptar e colocar essa transformação ao serviço do negócio. O que se espera de um CIO hoje em dia é que traga negócio para uma empresa. Foi lançada a ideia que nem todas as empresas que se lançam no digital vão ser bem-sucedidas, mas que arriscar é preciso.

Uma conclusão coerente em todos os painéis é que o processo de passagem para um negócio digital se trata de um processo lento que exige uma constante atualização de conhecimentos.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.