Google, Microsoft, Facebook e Twitter unem-se em projeto de transferência de dados

O projeto entre os gigantes tecnológicos pretende garantir a segurança da portabilidade e transferência de dados entre os serviços digitais de cada uma das tecnológicas

Google, Microsoft, Facebook e Twitter unem-se em projeto de transferência de dados

O Data Transfer Project (DTP) começou a ganhar forma em 2017, mas apenas este ano foi colocado em ação. O principal objetivo do projeto é permitir a transferência dos dados dos utilizadores da Google, Microsoft, Facebook e Twitter de forma segura, garantindo, paralelamente, uma melhor portabilidade dos mesmos e possibilitando a transferência dos dados diretamente de um serviço para outro de forma segura e eficaz.

Algumas operadores de telecomunicações também já adotaram planos do mesmo género, para garantir que os dados dos seus clientes se mantêm seguros e que, no caso de existir transferência dos mesmos, esta acontece de forma segura e garantindo privacidade dos clientes.

A implementação do DTP surge num momento crucial para certas empresas, que se estão a ver “forçadas” a reforçar a sua política de transparência, como é o caso do Facebook, após a polémica em torno do acesso desmedido aos dados dos utilizadores. A Google também tem estado na ribalta, pelos mesmos motivos, após terem surgido rumores de que developers de terceiros poderão ter acesso às mensagens do Gmail dos utilizadores, devido ao código-fonte compartilhado pela empresa.

O projeto DTP abrirá também portas à incorporação de novos parceiros e membros, a fim de estendê-lo a todas as marcas e organizações que operam na rede.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.