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Farmácias digitais: bem-estar e aconselhamento

“A saúde só é valorizada quando a doença chega” - Thomas Fuller

Farmácias digitais: bem-estar e aconselhamento

A transformação digital é uma estratégia que as indústrias mais variadas têm iniciado de forma a se reinventarem e serem capazes de oferecer aos seus clientes novos níveis de serviço. A indústria da saúde não é alheia a este facto e se muito se fala do potencial do AI, do AR ou do 5G como tecnologias capazes de revolucionar e aumentar os serviços e as práticas existentes, pouco se tem falado sobre o modo como as farmácias se têm vindo a preparar para fazer face a estas mudanças.

As farmácias têm vindo a estruturar as suas iniciativas de transformação digital em torno de dois eixos estratégicos. O primeiro eixo, alterando a sua tradicional função de aconselhamento e fornecimento de medicação para se tornarem centros de bem-estar e qualidade de vida, oferecendo produtos e serviços capazes de lhes proporcionar conforto e estilos de vida mais saudáveis. O segundo, alicerçando o seu modelo de negócio em função do cliente e da jornada que este enfrenta enquanto paciente.

Normalmente, considera-se que a jornada do paciente é constituída pelas fases de pré-diagnóstico, quando surgem os primeiros sintomas de doença; diagnóstico, quando o paciente já se encontra medicado; tratamento, quando o paciente toma a medicação e segue as indicações médicas; e convalescença, quando o paciente embora considerado curado se encontra ainda debilitado e necessita de acompanhamento próximo.

Esta nova visão centrada no paciente e na sua jornada é garantida através de pontos de contacto físicos, as tradicionais farmácias reconfiguradas para as suas novas e aumentadas funções, e pontos de contacto virtuais, plataformas digitais, que permitam às farmácias manter um relacionamento estreito com os seus clientes, e aplicações que permitam aos clientes aceder a novos tipos de serviço mais cómodos e eficientes, quer sejam alertas para a tomada de medicação, encomenda online, troca de mensagens, ou acesso a informação de confiança, e também gerir um vasto conjunto de informação orientada a apoiar o utente na melhoria da sua qualidade de vida.

Ao longo de todas as fases da jornada do paciente, a farmácia digital estará presente, efetuando um rastreamento rigoroso do paciente, tirando-lhe dúvidas, aconselhando-o, tudo fazendo para melhorar a sua jornada, aumentando a utilidade percecionada no dia a dia dos utentes muito para além do suporte à terapêutica curativa que habitualmente caracteriza a relação dos utentes com as farmácias.

Na sua existência, a SoftFinança tem vindo a apoiar as mais exigentes instituições na forma como estas se relacionam com os seus clientes. Dos equipamentos de self-service, aos portais, da sinalética digital às aplicações móveis, podemos também apoiar as farmácias na sua transição digital. O SEGG é uma plataforma digital de comunicação e interação entre pessoas e organizações, pensada, de raíz, para dar resposta ao crescente número de canais digitais e ao aumento do volume, e da variedade de conteúdos, presentes nos mais variados dispositivos. Sinalética digital interativa com capacidade para apresentação de diversos tipos de conteúdo, incluindo visualização 3D, video mapping, ou experiências de RA são aspetos diferenciadores que a nossa solução torna possível. A nossa experiência em self-service permite- nos ainda trazer ao mercado máquinas de venda e cacifos inteligentes, equipamentos que oferecem ao paciente a comodidade de levantar os seus medicamentos, de forma não assistida, a qualquer hora do dia ou da noite.

Em 2019, a SoftFinança foi escolhida pelo Grupo ADDOPHARM para dar início ao processo de pôr em prática os alicerces necessários para garantir aos seus membros uma transição eficaz para as novas missões que o futuro reserva às farmácias, centros de referência na procura de bem-estar, estilos de vida saudável e conselheiros de confiança presentes ao longo de todas as fases da jornada do paciente.

O Grupo ADDOPHARM é um dos maiores grupos de farmácias em Portugal, cerca de 350 totalmente independentes e autónomas, que partilham os mesmos interesses, ideias e práticas de gestão na sua atividade diária.

O primeiro passo deste processo está já lançado, o Portal Nossa Farmácia e a Aplicação Móvel A Nossa Farmácia são sistemas a partir dos quais os clientes têm já acesso de forma cómoda e eficiente ao inventário de produtos e serviços das farmácias do grupo e onde podem diretamente proceder à sua compra online. A aplicação irá ainda permitir ao cliente ter acesso a outros serviços personalizados que irão complementar de forma consistente e valiosa a sua experiência.

Hoje, a saúde já não é só valorizada quando a doença chega, as farmácias digitais já não o permitem!

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela SoftFinança

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IT INSIGHT Nº 31 Maio 2021

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