Branded Content

Desktop as a service: IPTelecom + Logicalis Portugal

A solução Desktop as a Service (DaaS) é um serviço fornecido em ambiente cloud que permite aceder a um “Desktop Virtual”, disponível em qualquer lugar e com qualquer tipo de terminal.

Desktop as a service: IPTelecom + Logicalis Portugal

A virtualização de de ambientes de trabalho permite flexibilidade de recursos a utilizar e agilidade nas necessidades funcionais e aplicacionais dos colaboradores, respondendo ao essencial da mobilidade e aos conceitos Bring your own device (BYOD) e Work From Home (WFH).

O serviço de DaaS da Cloudsolutions IPTelecom & Logicalis oferece desktops autenticados através de um diretório, facilitando a atribuição a qualquer tipo de utilizador, numa lógica pay per use e com total garantia de segurança / compliance com as políticas de cada organização.

Intervenientes da entrevista: Logicalis, IPTelecom, Citrix/CSP

1) Em que consiste a oferta de DaaS Logicalis/ IPTelecom, e como surgiu a esta parceria?

Consiste no complemento da nossa oferta de Digital Workspace à qual associamos os serviços geridos, proporcionando assim uma utilização da solução as-a-service.

A faturação é mensal e de acordo com o número de utilizadores da plataforma; fomentando também a transição de CapEx para OpEx e libertando os clientes da gestão dos postos de trabalho, para poderem centrar-se nas funções vitais dos seus negócios.

O objetivo é flexibilizar e capacitar a força de trabalho. Concretizámos esta visão com tecnologia Citrix, know how nosso e estrutura Cloudsolutions da IPTelecom. Temos vindo a desenvolver projetos bem-sucedidos em conjunto com a Cloudsolutions da IPTelecom, de modo que quando pensámos em possibilidades para alojar os workloads dos nossos clientes, foi natural e imediato unir esforços para uma oferta conjunta.

2) De que forma se complementam as duas entidades na disponibilização desta oferta, e quais as vantagens para um cliente ter a sua infraestrutura alojada na Cloudsolutions?

A oferta é composta por três componentes: Infraestrutura, Serviços geridos e Segurança.

A IPTelecom tem como principal foco potenciar a sua Infraestrutura, garantindo elevados níveis de segurança e a Logicalis complementa com os serviços geridos e desenho da solução de acordo com as necessidades dos clientes.

As vantagens dos modelos cloud são bem conhecidas, como a escalabilidade do modelo pay-as-you-use, permitindo ter um valor mensal fixo por utilizador, a flexibilidade e simplicidade.

Para os clientes que estão em Portugal, a infraestrutura da IPTelecom encontra-se em território nacional, permitindo um acesso rápido com baixas latências e com redundância além da garantia de temas relacionados com a privacidade e soberania dos dados.

3) A Citrix foi o parceiro tecnológico escolhido para a oferta de DaaS. Sempre que um cliente adotar esse tipo de solução, ele terá disponível os mesmos recursos que possui na modalidade licenciamento? Quais são as principais diferenças em termos de suporte para cada cliente?

O valor acrescentado pela Logicalis neste modelo é a disponibilização de serviços e workspaces DaaS on-demand, habilitados para a cloud, ou on-prem; que são fáceis de implementar, escaláveis e disponíveis com serviço pré-pago. Não é uma questão de funcionalidades, porque são as mesmas. É a forma como o serviço é prestado, tirando a complexidade da gestão dos ambientes de IT, que passou a ser da responsabilidade do integrador.

Cada vez mais, os líderes de IT procuram Service Providers como a Logicalis, para gerir os seus ambientes de cloud e que forneçam serviços de workspace, compartilhamento / sincronização de arquivos, segurança de dispositivos móveis e rede.

A primeira linha de suporte é fornecida pela Logicalis e pelos serviços Citrix, que disponibilizam suporte técnico e manutenção, que inclui acesso exclusivo a atualizações e upgrades de software à medida que se tornam disponíveis, tempos de resposta mais céleres e acesso a profundo conhecimento técnico para planear, desde implementações a atualizações. Cada cliente integrado neste serviço prestado terá o apoio de ambas as entidades.

Logicalis 4) Qual é o procedimento para clientes que tenham necessidades específicas em alojar os seus workloads on-prem, ou num outro provedor?

A disponibilização dos workloads pode ser tanto na Cloudsolutions da IPTelecom, como numa infraestrutura em data center próprio de cliente, ou num provedor público como o Microsoft Azure. Podemos fornecer esse serviço de uma forma flexível e disponibilizar workloads a partir de múltiplas localizações consoante se ajuste melhor às necessidades e requisitos de cada negócio. Em conjunto com cada cliente, trabalhamos para conseguir a melhor solução, tanto do ponto de vista técnico, como económico.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Logicalis Portugal

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 32 Julho 2021

IT INSIGHT Nº 32 Julho 2021

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.