Adoção de PCs com o Windows 10 pré-instalado acelera

A Context avança que 187 mil PCs Windows 10 based foram fornecidos através do Canal europeu nas primeiras semanas de outubro. Apesar deste ligeiro aumento, o nível de aprovação permanece menor do que em versões anteriores do Windows, especialmente no segmento de consumo.

Adoção de PCs com o Windows 10 pré-instalado acelera

A taxa de adoção de PCs com Microsoft Windows 10 pré-instalados aumentou significativamente no início do quarto trimestre. De de acordo com a Canalys, nas primeiras duas semanas e meia de outubro, três meses após o lançamento do novo sistema operativo, um total de 187 mil novos PCs com o Windows 10 foram vendidos através de distribuidores da Europa Ocidental, um número que equivalente a uma participação de 34,5 por cento do Windows Home e uma quota de 14,7 por cento no segmento Pro do Windows (incluindo a versão de atualização do Windows 7 para o Windows 10). 

Os fabricantes que mais impulsionaram a transição para o Windows 10 no Canal, em outubro, foram a HP, a Acer, a Lenovo, a Asus e a Toshiba. 

A maioria dos novos PCs com o Windows 10 vendidos foram laptops de consumo (92 por cento), dos quais 13 por cento foram convertíveis dois-em-um. No setor empresarial a HP, a Fujitsu e Lenovo foram os fabricantes que mais impulsionaram a transição para o Windows 10 Pro. O hardware comercializado inclui desktops, notebooks e estações de trabalho, a maioria dos quais baseados na versão de upgrade do Windows 7 Pro para o Windows 10 Pro. 

Apesar deste aumento significativo nas vendas no início do quarto trimestre, a taxa de adoção do Windows 10 é ainda mais baixa do que na maioria das versões anteriores do Windows, especialmente no segmento de consumo. 

Em 2007, o Vista foi pré-instalado em 67 por cento dos novos PCs Windows Home vendidos pelos distribuidores nas primeiras semanas do terceiro mês após o seu lançamento, enquanto o Windows 7 alcançou uma quota de 76 por cento no mesmo período, após o seu lançamento em 2009, e Windows 8 para 83 por cento em 2012. 

A adoção da versão empresarial de todos os antecessores do Windows 10 era mais lenta do que a versão inicial, mas, mesmo assim, o Windows 7 estava pré-instalado em 63 por cento dos PCs Windows empresariais vendidos na primeira semana do terceiro mês após o seu lançamento. 

Há uma série de razões para esta baixa taxa de adoção: o Windows 10 é o primeiro sistema operativo que está disponível em upgrade gratuito para muitos utilizadores Home, a disponibilidade de novos produtos foi adiada pelo release tardio da Build e pelo processo de transição ter sido dificultado significativamente por altos níveis de inventário de PCs no Canal.

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.