Branded Content

A abordagem da BJSS à mudança durante um tempo de crise: Uma perspetiva do Reino Unido

Não existe forma de negar o impacto que a Covid-19 está a ter no setor público e privado. Modelos de operação foram completamente destruídos, e as receitas estão em declínio. Parece que não existe uma solução.

A abordagem da BJSS à mudança durante um tempo de crise: Uma perspetiva do Reino Unido

É desconfortável saber que organizações inteiras estão a colapsar perante esta crise. No Reino Unido, já testemunhamos a queda de empresas como a Flybe, Debenhams ou Laura Ashley. À medida que enfrentamos a segunda onda da pandemia, é impossível não anteciparmos outras baixas no horizonte. Mesmo com o anúncio de várias vacinas promissoras, é provável que os danos sofridos por muitas empresas como resultado das medidas de confinamento já não sejam reversíveis.

Ainda assim, agora não é altura para aceitar a derrota. E, para administrar um pouco de otimismo à situação, na BJSS acreditamos genuinamente que podemos vencer esta crise juntos.

No Reino Unido, muitas empresas estão a começar a acelerar os seus programas de transformação digital e a adaptar os modelos de negócio ao mundo pós-Covid. Já estamos a assistir a vários exemplos desta transformação nos nossos clientes. Na BJSS, adotamos três etapas de mudança – Recuperar, Reagrupar e Renovar – que acreditamos que irão ajudar a sobreviver e a induzir uma recuperação mais rápida. Ao implementar esta abordagem e realizando as mudanças necessárias, os nossos clientes oriundos de diferentes setores como a energia, governo, retalho, saúde ou finanças já começaram a ver os benefícios.

Mantendo o espírito de partilha de conhecimento em que acreditamos, estamos a utilizar este momento para explicar como implementamos estas fases, que lições tiramos e o que beneficiamos. Esperamos que esta aprendizagem tenha valor para outras entidades, não só durante a pandemia, como para futuras crises.

Antes de detalhar como é possível seguir a nossa abordagem à Covid-19, vamos explorar as etapas Recuperar, Reagrupar e Renovar em pormenor.

Uma receita para sobreviver e prosperar 

As três etapas devem respeitar esta ordem: Recuperar, Reagrupar e Renovar. Enquanto negócio, a BJSS entrou agora para a última fase. Mas qualquer empresa ainda está a tempo de percorrer estas fases com sucesso.

Eis o que cada uma contempla:

Recuperar – A primeira fase do processo. O objetivo aqui é mover-se rapidamente para manter as luzes acesas. As estruturas, processos e tecnologia terão de ser alteradas nesta fase de forma a reduzir os custos, manter os padrões de atendimento ao cliente, salvaguardar a administração e assegurar a continuidade do negócio. No caso da BJSS, tivemos de continuar a assegurar os nossos clientes num ambiente remoto. Uma das táticas que introduzimos nesta fase foi o uso de descobertas remotas.

Reagrupar – Na segunda fase é necessário começar a preparar para o 'novo normal' para quando as medidas restritivas forem levantadas. O foco deverá ser na restituição das operações e na preparação do negócio para o crescimento e renascimento assente na tecnologia num pós-confinamento. Já temos vários testemunhos de empresas a regressar ao mercado com uma nova aparência digital. Como pode um negócio resolver o mercado e mão-de-obra socialmente distante?

Renovar – A terceira e última fase. É aqui que o foco terá de incidir no aumento do negócio ao abrir novos fluxos de receita. Que novos produtos e serviços poderão ser apresentados para assegurar resiliência face a outra crise? De que forma poderá a automatização agilizar as operações e diferenciar a oferta? Iremos ver muitas empresas nesta fase, a regressar ao mercado com um 'look' completamente diferente e, para alguns negócios, este poderá desencadear a mudança que já precisavam há algum tempo.

Acompanhe o nosso percurso

Pode acompanhar as nossas aprendizagens à medida que avançamos nas fases Recuperar, Reagrupar e Renovar, e descobrir como integrar algumas destas práticas. Visite-nos em https://www.bjss.com.

Todo o nosso conteúdo é gratuito, mas se precisar de mais assistência, por favor não hesite em contactar-nos. 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela BJSS

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.