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Tecnologia móvel e "wearable"

Compreender os fatores determinantes e as tendências do setor ajudará os gestores a pesar os prós e os contras de investir em tecnologia móvel e “wearable”.

Tecnologia móvel e "wearable"

Margens reduzidas e recursos limitados significam que os gestores devem ser cautelosos sobre as áreas de investimento, avançando com opções que eles acreditam que trarão um rápido retorno sobre o investimento (ROI).

Ao avaliar as soluções e ferramentas possíveis, é importante projetar economias, incluindo maior precisão e produtividade. Essa maior precisão, por sua vez, reduz o desperdício de re-trabalhos e elimina os altos custos de clientes a rejeitar envios.

1. Informação baseada em funções

Soluções modernas munidas de “workbenchs” e “dashboards” são baseadas em funções para ajudar a gerir os seus próprios KPIs e responsabilidades contínuas. No entanto, só funcionam se puderem ser usadas quando e onde o utilizador precisar delas. Pode ser no chão de fábrica, no armazém ou na doca de carga. O acesso remoto por meio de dispositivos móveis ou de mão é essencial.

2. Capacitando gestores atentos

Portais para acesso remoto para funcionários e parceiros são cada vez mais importantes, à medida que as operações globais, trabalho em casa e modelos de negócios de terceirização são mais amplamente adotados.

3. Dados da Internet of Things (IoT) onde são importantes 

Os fabricantes estão cada vez mais a incorporar sensores e a capturar pontos de dados relacionados com o desempenho e com a manutenção por meio da tecnologia IoT. Com acesso aos dados próximo da má quina, destacando as principais estatísticas de desempenho, dá-se aos técnicos os sinais vitais necessários para realizar qualquer manutenção ou intervenções necessárias rapidamente.

4. Formação e integração

Como a escassez de trabalhadores qualificados continua a atormentar a operação, muitas vezes são introduzidos candidatos de nível júnior, exigindo formação. A realidade aumentada (AR) pode ser usada para formação, dando aos utilizadores a possibilidade de visualizar os problemas do equipamento e “praticar” o envolvimento com as ferramentas de alta tecnologia e táticas de intervenção.

5. Supervisionar trabalhadores remotos

Câmaras de vídeo montadas em capacetes também podem ser usadas para dar suporte a técnicos de nível júnior em campo. O vídeo pode ser transmitido para um local central, em que um técnico experiente fornece conselhos e supervisiona as atividades remotamente. Isso agiliza as resoluções.

6. Taxas de resolução mais rápidas 

Se os técnicos de serviço de campo são enviados para as instalações do cliente ou à fábrica para realizar a manutenção ou serviço, o acesso oportuno aos detalhes dos ativos – como histórico de serviço, stock de peças de reposição, status das garantias ou acordos de serviço e resoluções anteriores – vai ajudar os técnicos a tomar decisões bem informadas.

7. Oportunidades de venda

Os técnicos de campo com acesso a informações de contas e detalhes de stock poderão fazer recomendações em campo aos clientes e vender equipamentos de reposição ou up-sell no local – quando a decisão de compra for crítica. Os técnicos, consultores confiáveis, tendem a ter taxas de sucesso muito altas para vendas no local.

8. Equipa de rastreamento e monitorização

Algumas instalações podem ser enormes. Dito isso, a equipa pode estar espalhada por uma área ampla. Os “wearables”, como coletes equipados com GPS, podem ser usados para ajudar a monitorar a localização dos funcionários, apoiando a segurança e proteção, incentivando a produtividade.

9. Agilizar a recolha e embalagem no armazém

As funções de armazém são algumas das aplicações mais relevantes e valiosas dos dispositivos “wearable”. Ecrãs de pulso, visuais em óculos ou no painel ajudam os motoristas de empilhadores a encontrar e a atender pedidos rapidamente.

Conclusões finais

Como os fabricantes se esforçam para otimizar recursos e aumentar a produtividade, o acesso remoto aos dados é uma questão importante. Algumas ferramentas são simples, como equipar os técnicos de campo com dispositivos móveis.

Cada caso de uso específico deve ser avaliado não apenas quanto aos ganhos de produtividade, mas também quanto à velocidade que acrescenta ao serviço, experiência acrescentada do cliente e controlo de qualidade acrescentado. Acompanhar as tendências é importante no cenário de operação de hoje, em constante mudança. 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Infor

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