Branded Content

A evolução da mobilidade e IoT tem um impacto direto na infraestrutura de rede

A mobilidade empresarial não se cinge à utilização de laptops e smartphones. O avanço do IoT obriga a considerar dispositivos como tablets em salas de aula, sistemas inteligentes de trânsito ou monitores de pacientes “wearable” em hospitais.

A evolução da mobilidade e IoT tem um impacto direto na infraestrutura de rede

Naturalmente que a suportar qualquer serviço móvel existe uma infraestrutura de rede. Seja com ou sem fios, 3/4/5G, privadas ou públicas, as infraestruturas de rede sustentam a mobilidade. Neste cenário de transformação, as empresas têm que repensar as suas infraestruturas de rede, tendo em vista reduzir custos, melhorar o desempenho e a segurança e suportar a introdução de novos dispositivos. 

Em termos de mobilidade corporativa, podemos resumir os seguintes pontos: 

  • A maioria das comunicações no local de trabalho acontece na rede Wi-Fi corporativa; 
  • Os utilizadores colaboram, dentro e fora do local de trabalho, através de vários dispositivos e aplicações que disponibilizam serviços de VoIP, mensagens instantâneas, chamadas vídeo, conferências áudio/vídeo e partilha de documentos; 
  • BYOD tornou-se a norma, levando o IT a disponibilizar soluções que suportem a conectividade a todos os funcionários, clientes e visitantes que trazem dispositivos pessoais para a rede da empresa; 
  • Os utilizadores esperam um desempenho excelente e contínuo em qualquer ponto do local de trabalho. 

Mobilidade para dispositivos na era do IoT

Nos últimos anos, os dispositivos de IoT foram projetados com o intuito de melhorar a produtividade, oferecer novas funcionalidades e melhorar a experiência do cliente. Devido a esses benefícios, são as unidades de negócios que estão a impulsionar a sua adoção nas empresas, colocando novos desafios ao IT e às redes existentes. 

A tecnologia Wi-Fi existente na maioria das empresas dificilmente oferece suporte a estes novos dispositivos, a somar aos equipamentos que cada colaborador já dispõe. 

Está a sua rede verdadeiramente preparada para a mobilidade? 

Para responder a estes novos requisitos de negócio, os utilizadores, os dispositivos de IoT e suas redes precisam de: 

  • Melhorar o serviço em áreas com alta densidade de dispositivos; 
  • Aumentar a largura de banda, suportar velocidades mais elevadas e diminuir a latência; 
  • Múltiplas opções de PoE para dispositivos IoT; 
  • Definição e reforço de estratégias de segurança, por ex. Contenção de tráfego IoT; 
  • Baixar os custos de propriedade, mediante a introdução de mecanismos de gestão automatizados; 

Pontos fortes da nossa solução 

  • Arquitetura Inovadora de inteligência distribuída, adaptada a soluções de pequenas, médias e grandes dimensões. Suportando os mais recentes protocolos Wi-Fi para implementações de elevada performance e alta densidade. 
  • Acesso Unificado, garantindo aos utilizadores a mesma experiencia de utilização estejam conectados via rede com ou sem fios. A gestão é feita com base no utilizador e não na tecnologia de acesso, facilitando o trabalho do departamento de IT e redução do TCO. 
  • Gestão Unificada, permitindo fornecer um conjunto de serviços de rede, gestão de políticas, segurança e autenticação, aplicável independentemente da tecnologia de conexão. 

Controlo e inteligência distribuídos 

Graças à tecnologia de controlo e inteligência distribuídos nos AP’s WLAN, a solução Alcatel-Lucent remove pontos de falha na rede, seja um controlador físico ou virtual. 

Devido à capacidade dos processadores embutidos nos AP’s Stellar, é possível distribuir recursos de controlo entre todos os AP’s do cluster como numa abordagem de modelo blockchain, em vez de centralizar num controlador físico ou virtual. 

Com esta tecnologia garante-se uma maior escalabilidade do sistema. As rotas de cada pacote são mais curtas, menor latência e maior capacidade de tráfego, proporcionando uma melhor experiencia de utilização em especial para aplicações em tempo-real, como seja a voz e vídeo. 

A solução Alcatel-Lucent OmniAccess® Stellar, suporta funcionalidades de QoS, segurança, regras de aplicação e de firewall aplicadas diretamente no acesso da rede. 

A vantagem de aplicar estas regras no acesso permite aos administradores, com o suporte da aplicação de gestão Omnivista®, gerirem e identificarem o tráfego que entra na rede otimizando a largura de banda disponível para cada aplicação, para além de garantir um nível de segurança superior.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext para a Alcatel-Lucent Enterprise

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.