O papel dos CFO na transformação digital

A Sage analisa os desafios e as prioridades que um diretor financeiro enfrenta para gerir o crescimento das empresas industriais no futuro, realçando cinco vertentes nas quais deve atuar para ajudar a sua empresa a vingar na era da digitalização

O papel dos CFO na transformação digital

Numa economia cada vez mais global e competitiva, o cenário das cadeias de distribuição é muito mais complexo e os CFO devem assumir uma visão muito mais ampla da empresa, dirigindo o negócio não apenas aos próprios benefícios económicos, mas também à eficiência e ao futuro.

Tendo em conta este contexto, a Sage destaca os cincos aspetos fundamentais que um CFO deve ter em conta para desenvolver bem o seu trabalho num ambiente em mudança, digital e globalizado no qual evoluem atualmente as empresas:

 

1. O impacto da globalização

A globalização trouxe diversas vantagens aos fabricantes, desde o acesso a novos mercados até à capacidade de procura dos melhores recursos a nível global. Os acordos de comércio livre, por exemplo, permitem às empresas de diferentes países estabelecerem acordos lucrativos entre si sem a intervenção dos governos. Contudo, também se colocam alguns desafios em relação às normas de informação financeira.

Existem processos reconhecidos universalmente, como as Normas Internacionais de Informação Financeira e as Normas Internacionais de Auditoria, mas não são obrigatórias para todos os países, especialmente nos Estados Unidos. Como consequência, os CFO e as suas equipas enfrentam o desafio de compreender não apenas as regulações dos seus países, mas de todos os países em que têm negócios. Poder-se-ia afirmar que trabalhar com associados nos diferentes mercados que conheçam a regulação pode ajudar a minimizar muitos riscos.

 

2. Recondução dos investimentos

É fácil distrair-se com projetos que agreguem pouco valor ao processo de fabrico e ao resultado final, mas o conhecimento e o pragmatismo do CFO podem implicar uma proteção eficaz contra isto. Os CFO podem utilizar o seu conhecimento das despesas operacionais para guiar os investimentos de forma favorável e assegurar também que os fabricantes priorizem as oportunidades que oferecem benefícios a curto e a longo prazo.

 

3. Integração de processos de melhoria

Os CFO também têm de contribuir bastante na melhoria dos processos da indústria, já que podem ajudar a eliminar intermediários em todo o processo, assim como reduzir custos e melhorar o retorno de investimento.

 

4. O verdadeiro valor da mudança digital

A digitalização permite aos CFO estabelecerem melhor as suas prioridades de acordo com a quantidade de trabalho e colocar ênfase nos aspetos mais importantes. Além disso, todos os departamentos podem partilhar a informação ao mesmo tempo, de forma direta e sem intermediários. Por fim, este processo permitirá aos CFO equilibrar CAPEX com OPEX, e ao mesmo tempo garantir que qualquer sistema de aquisições seja o mais adequado para a empresa, tanto a curto como a longo prazo.

 

5. Automatizar ou não automatizar

A automatização não é nada de novo no mundo da indústria. Embora a ideia das fábricas autónomas possa ser atrativa para os Diretores Executivos, a realidade é que os sistemas de Inteligência Artificial e os robôs ainda necessitam de muita supervisão e de manutenção humana. Equilibrar a poupança de custos e os aumentos em termos de produtividade implica um desafio ético, já que pode conduzir a uma tendência de substituição de humanos por robôs. Encontrar o equilíbrio será a tarefa do CFO e do departamento financeiro, identificando prioridades e envolvendo-se para se converter no agente da mudança, conduzindo o negócio para a rentabilidade, eficiência e o futuro.

“A automatização pode ser vista como uma ameaça para os colaboradores do mundo da indústria, mas os CFO devem ter consciência do seu potencial na altura de aumentar o trabalho das pessoas ao invés de substituí-lo”, conclui Josep María Raventós, Country Manager da Sage. “A indústria de produção está em constante evolução e a pressão do CFO vai aumentar ao longo dos anos. A mudança como oportunidade irá proporcionar uma vantagem competitiva, já que o CFO deverá ser proativo e fazer avançar o negócio para os desafios do futuro”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.