Mercado de IA generativa deverá ultrapassar 520 mil milhões de dólares até 2031

O tamanho global do mercado de IA generativa deverá registar um crescimento exponencial de 24,62 mil milhões de dólares em 2023 para 521,51 mil milhões em 2031

Mercado de IA generativa deverá ultrapassar 520 mil milhões de dólares até 2031

De acordo com a SkyQuest, o tamanho global do mercado de Inteligência Artificial (IA) generativa foi avaliado em 16,81 mil milhões de dólares em 2022. As suas projeções preveem que este mercado deverá crescer de 24,62 mil milhões de dólares em 2023 para atingir 521,51 mil milhões em 2031, com um CAGR de 46,45% durante o período de previsão (2024- 2031).

Nos últimos tempos, os modelos de IA generativo estão a ganhar uma popularidade significativa por todo o mundo, sendo utilizados para a criação de texto, imagens, vídeos, áudio e outros dados sintéticos. A procura de IA generativa está a ser potenciada também pela crescente abundância de dados digitais para treinar modelos de IA generativa e pela utilização extensiva de deep learning e redes neurais.

O mercado global de IA generativa é segmentado em componentes, uso final, indústria vertical e região. O software de IA generativa integra o segmento ‘componente’, sendo aquele que mais gera receita para os participantes do mercado, com altos investimentos para desenvolver software avançado para satisfazer a procura de diversos setores verticais da indústria.

Por sua vez, também a procura de serviços generativos de IA – também pertencente ao segmento ‘componente’ – está a aumentar rapidamente. Segundo o estudo, uma tendência notória será a manutenção da segurança dos dados e a compliance com diferentes regulamentações para ajudar este subsegmento a impulsionar o crescimento do mercado.

As aplicações gerais de escrita com base em IA generativa está igualmente a ganhar bastante destaque a nível mundial. Por esta razão, este uso final detém uma parcela significativa do mercado global. De acordo com o relatório, a geração de imagens e a geração/edição de vídeos deverão tornar-se end-uses populares de IA generativa com o lançamento de modelos como o Sora e o Dall-E.

Prevê-se que os modelos de IA generativa revolucionarão o setor de marketing, especialmente através da automatização de diferentes tarefas de SEO e marketing. A codificação e o desenvolvimento de sites estão também a ser automatizados através de prompts simples num modelo generativo de IA. Além disto, o recurso crescente a assistentes virtuais deverá contribuir para o aumento da procura por IA generativa com capacidades de assistência, segundo as projeções do estudo.

A IA generativa tem o potencial para provocar mudanças profundas em vários setores. As projeções indicam que a indústria de IT e telecomunicações irá ser marcada pela adoção generalizada de modelos de IA generativa, sendo que estes elevados investimentos permitirão que este subsegmento tenha influência sobre outros. 

O uso de IA generativa no setor da saúde também terá uma participação de mercado significativo, de acordo com as previsões, especialmente o recurso a algoritmos de diagnóstico, imagens baseadas em IA e outras soluções digitais de saúde.

Outros setores, como a banca, serviços financeiros e seguros, bem como a indústria transformadora, estão igualmente a implementar modelos de IA generativa para automatizar os seus processos e fornecer melhores serviços aos clientes.

Além disto, a utilização desta tecnologia emergente, nomeadamente assistentes virtuais inteligentes, em sistemas de infoentretenimento dos carros e veículos autónomas ajudará o subsegmento automóvel e de transporte a impulsionar o crescimento do mercado no futuro.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.