Branded Content

Energia inteligente

A transformação digital trouxe às empresas uma necessidade crescente de poder computacional, tanto para agilizar os seus processos como para oferecer serviços digitais que, a cada dia, se tornam cada vez mais uma expectativa do cliente

Energia inteligente

A computação representa, no entanto, um enorme consumo energético – em particular tendo em conta a disponibilidade 24/7 requerida pela era digital. Isto leva frequentemente a que o sobredimensionamento dos recursos energéticos seja a primeira linha de defesa contra o downtime – solução que, conseguindo o resultado pretendido, representa uma ineficiência energética muito expressiva no OpEx da empresa.

Torna-se, assim, imperativo conseguir uma gestão eficiente e precisa da distribuição elétrica nos ambientes de computação, de forma a que seja possível conciliar estas pressões divergentes.

Monitorização e controlo

Seja num grande data center ou em aplicações de edge computing, os iPDU Legrand permitem aos profissionais de IT e gestores de infraestruturas monitorizar e controlar a distribuição elétrica, tanto localmente como remotamente, de forma central. Ao agregar e controlar todos os equipamentos numa única interface online, acessível por computador ou dispositivo móvel, a equipa de IT passa a dispor de toda a informação crítica à primeira vista, no mesmo dashboard, para que possa monitorizar o funcionamento, estado e consumo energético de cada PDU em tempo real.

Ao nível da salvaguarda dos equipamentos, os iPDU – bem como os PDU Legrand equipados com metering – permitem medir o input de forma precisa e fiável para uma monitorização constante da capacidade disponível e prevenção de sobrecargas e falhas. Esta monitorização pode ser feita em todo o PDU, ao nível da tomada individual ou de grupos de tomadas, permitindo assim monitorizar o consumo granularmente. Adicionalmente, os iPDU permitem programar alertas para que, quando uma medição estiver perto de exceder os parâmetros estabelecidos, possam ser tomadas as medidas adequadas antes de ocorrer uma falha. Por outro lado, o novo controlador de iPDU da Legrand permite acesso local a todas as medições críticas com alertas em ecrã, possibilitando aos técnicos no local detetar os PDU nos quais os parâmetros tenham sido excedidos, e obter dados de consumo precisos para tomar medidas imediatamente.

Para ambientes com uma grande densidade de equipamentos, larga escala e criticidade de operações, os PDU inteligentes Legrand apresentam- se como solução ideal, não só para a distribuição elétrica, como também para a gestão do espaço e dos equipamentos.

Com funcionalidades de switching integradas, os iPDU Legrand podem ser usados para controlar remotamente a distribuição e consumo elétrico dentro do data center. Por um lado, isto oferece aos profissionais de IT a capacidade de controlar remotamente os equipamentos de computação: por exemplo, configurar a ordem de reiniciação dos equipamentos em caso de blackout – minimizando o downtime associado à recuperação de falhas – ou como fazer remotamente o reboot de servidores bloqueados.

Por outro lado, ao mapear o consumo energético de todos os servidores e dispositivos em cada bastidor durante um período significativo de tempo, os profissionais de IT passam conhecer exatamente as necessidades de alimentação de cada bastidor e de todo o data center, podendo assim alocar apenas a potência necessária em vez de se basearem numa estimativa – aumentando a eficiência energética e facilitando a gestão e planeamento do espaço de computação.

Controlo ambiental

Os iPDU Legrand incluem também uma entrada RJ45 para conectar sensores ambientais da série SmartSensor da Raritan, permitindo monitorizar em detalhe a humidade e temperatura dentro de cada rack para gestão do uso do espaço e distribuição dos equipamentos. Isto, de forma semelhante à gestão de sobrecargas, permite estabelecer e gerir limites máximos de temperatura, acima dos quais é desencadeada uma medida programada, bem como gerir e planear a distribuição de servidores em função do calor gerado em cada gabinete.

 

Branded content co-produzido pela MediaNext para a Legrand

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.