Cloud impulsiona competitividade empresarial, dizem os executivos de IT

No evento Cloud Dojo, que se realiza a 21 de junho, a CIONET vai debater as melhores estratégias cloud. A comunidade de executivos de TI aponta o aumento exponencial da competitividade da cloud como o fator catalisador de adoção desta tecnologia

Cloud impulsiona competitividade empresarial, dizem os executivos de IT

A CIONET, comunidade de executivos de TI, menciona a redução de custos como um fator relevante na adoção de cloud. Contudo, o aumento exponencial da competitividade graças ao uso de cloud computing tem sido na realidade o fator catalisador de adoção desta tecnologia. Nenhuma empresa gosta de ver os seus concorrentes apresentarem soluções mais competitivas baseadas num modelo cloud, e isso tem aumentado a adoção dos mais resistentes.

Entre outros benefícios, as empresas podem obter vantagens competitivas em enfoque estratégico em vez de nas operações, time to market mais rápido de aplicações e soluções, abertura de serviços através de APIs para permitir que parceiros de negócios e clientes se conectem à nuvem da empresa ou mesmo mudança de modelos de experiência de cliente e fornecedores.

Contudo é necessário que as empresas compreendam que não é suficiente adotar soluções na nuvem apenas porque os seus prestadores de serviços migraram software e serviços para lá, mas sim criar modelos próprios de experiência de cliente e interlocutores do ecossistema das empresas baseados em cloud computing.

O nível de maturidade das empresas portuguesas na adoção da cloud varia em muitos casos com a dimensão da empresa, o setor e espaço competitivo em que opera e a intensidade da atuação de prestadores de serviços cloud desse sector. Esta é uma área que uma boa parte das grandes empresas já implementaram ou estão a implementar e algumas pequenas empresas já deram os passos nesse sentido.

No entanto, a grande maioria de empresas conta com os prestadores de serviços cloud para que tal serviço esteja incluído. Aqui há claramente uma oportunidade tanto para os prestadores como para as empresas de telecomunicações incluírem estes serviços de uma forma totalmente integrada.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.