Cloud Architect Engineer e System Engineer entre as funções com salários mais altos em Portugal

A forte procura por profissionais especializados, como em cibersegurança e cloud computing, reflete-se em salários competitivos para atrair talentos, revela a Adecco Portugal

Cloud Architect Engineer e System Engineer entre as funções com salários mais altos em Portugal

A Adecco Portugal lançou o seu Guia Salarial para o setor de IT respetivo ao ano de 2024, apresentando uma análise das tendências salariais, competências mais valorizadas e padrões de trabalho emergentes no mercado nacional.

Continua a verificar-se uma procura significativa por talentos especializados, existindo, por isso, salários competitivos para atrair e manter os profissionais. Segundo a Adecco, as posições com a remuneração mais elevada no país, para uma posição “Middle” (entre 2 a 5 anos), são o Cloud Architect Engineer (45 mil e 60 mil euros), seguindo-se o System Engineer (36 mil e 46 mil euros), Pentester (35 mil e 50 mil euros), Cybersecurity Engineer (35 mil aos 50 mil euros), e Software Engineer (28 mil e os 44 mil euros).

Em contraste, as funções com salários mais baixos para o mesmo nível de experiência incluem o Computer Scientist (17 mil aos 27 mil euros), Técnico de Suporte de Redes (18 mil e 24 mil euros), Software Analyst (21 mil aos 31 mil euros), ERP/SCM/CRM Consultant (26 mil e 40 mil euros), e Database Administrator (28 mil e os 40 mil euros).

Os principais polos de contratação no setor continuam a ser as cidades de Lisboa, Porto, Braga e Coimbra, ainda que cidades mais pequenas e especialmente do interior ofereçam uma melhor qualidade de vida a um custo mais baixo, o que poderá influenciar a decisão na mudança dos profissionais.

“Apesar de uma desaceleração nas contratações de perfis tecnológicos ao longo de 2023, o setor mantém-se extremamente competitivo na captação dos melhores talentos, evidenciando uma tendência contínua de crescimento dos salários médios. Para o ano corrente, antecipamos que a progressão salarial continue a sua trajetória ascendente, com incrementos médios potencialmente superiores a 10%”, refere Bernardo Samuel, Adecco Recruitment Director.

“Desta forma, é possível verificar que existem discrepâncias salariais significativas dentro do setor, dependendo da função, da experiência e do nível de especialização dos profissionais. Estas discrepâncias refletem não apenas a variação de responsabilidade e complexidade associadas a cada função, mas também a procura do mercado e a escassez de talentos em áreas específicas, como cibersegurança e cloud computing”, acrescenta. 


Benefícios mais valorizados pelos trabalhadores

Entre os benefícios mais valorizados pelos candidatos, destacam-se as condições salariais, que continuam a assumir um papel importante. No entanto, a satisfação e o bem-estar dos colaboradores estão a ganhar destaque enquanto fatores cada vez mais determinantes para a atração e fidelização de talentos, de acordo com o Guia Salarial.

Neste sentido, os trabalhadores apreciam benefícios como a existência de um plano e oportunidades de desenvolvimento de carreira oferecidos pela empresa, bem como a identificação com a missão e os valores da organização. Visando um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, o modelo de trabalho remoto e a flexibilidade de horários, são igualmente valorizados pelos colaboradores.

Além disto, benefícios adicionais como seguros de saúde para o profissional e a sua família, políticas de bem-estar e compensação variável com base nos resultados alcançados são também importantes para os profissionais.


Competências mais valorizadas pelos recrutadores

As organizações do setor de IT procuram cada vez mais profissionais “completos”, diz a Adecco, sendo que, além da expertise técnica inerente à função, competências como autonomia, espírito de equipa, liderança, capacidade de comunicação e identificação com o projeto em causa estão entre as skills mais valorizadas.

A par disto, os recrutadores apreciam a capacidade que um profissional tem no que respeita ao envolvimento com as equipas, à comunicação com clientes, à gestão de projetos e à apresentação de soluções inovadoras.

“Esta abordagem holística na seleção de talentos destaca a importância de construir equipas resilientes, adaptáveis e alinhadas com a visão estratégica da empresa, prontas para enfrentar os desafios do futuro”, destaca Bernardo Samuel.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.