Um terço das pessoas acredita que IA vai eliminar o seu emprego

Estudo indica que 71% de todos os inquiridos acredita que as retribuições da IA generativa superam os riscos, mas que são necessários regulamentos específicos

Um terço das pessoas acredita que IA vai eliminar o seu emprego

A nova vaga de soluções de Inteligência Artificial (IA) generativa está a transformar as empresas a um ritmo acelerado. Embora os trabalhadores estejam otimistas quanto à forma como a IA - e a sua vertente generativa, em particular - irá afetar o seu trabalho, os sentimentos variam consideravelmente consoante a senioridade e o país. Não obstante, 36% das pessoas acredita que esta tecnologia vai eliminar os seus empregos, de acordo com o relatório “AI at Work: What People Are Saying”, realizado pela Boston Consulting Group (BCG). 

O estudo baseia-se num inquérito realizado a 12.800 inquiridos, desde colaboradores a líderes, em 18 países em todo o mundo para compreender de que forma a evolução da IA teve impacto no seu trabalho.

As opiniões sobre o impacto da IA no local de trabalho variam consoante a região geográfica. Os inquiridos mais otimistas são provenientes do Brasil (71%), Índia (60%) e Médio Oriente (58%), em oposição aos EUA (46%), Países Baixos (44%) e Japão (40%), que apresentam os valores mais baixos. As regiões mais preocupadas com a tecnologia são os Países Baixos (42%), a França (41%) e o Japão (38%), enquanto no outro extremo estão o Médio Oriente (25%), o Brasil (19%) e a Índia (14%).

A nível global, mais de metade dos inquiridos (52%) classificaram o otimismo como um dos seus dois principais sentimentos, um salto de 17 pontos em relação a 2018, quando este inquérito foi realizado pela última vez. A preocupação registou o declínio mais acentuado, caindo de 40% para 30%.

Dentro das organizações, enquanto 62% dos líderes estão otimistas em relação à IA, esse valor baixa para 42% entre os colaboradores. A maioria (62%) dos utilizadores regulares de IA generativa estão otimistas em relação à mesma, em comparação com 36% dos não utilizadores. Oito em cada dez líderes refere que utiliza regularmente ferramentas de IA generativa, em comparação com apenas 20% dos colaboradores, que constituíam a maior percentagem de não utilizadores (60%) de ferramentas de IA generativa em geral.

Mais de um terço dos inquiridos pensa que é provável que o seu emprego seja eliminado pela IA. Para se prepararem para os efeitos desta tecnologia no trabalho, 86% acredita que irá precisar de formação para aperfeiçoar as suas competências. No entanto, apenas 14% dos colaboradores afirma ter recebido formação de atualização de competências, em comparação com 44% dos líderes.

Apesar das suas preocupações, 71% dos inquiridos acredita que as recompensas da IA generativa superam os riscos. No entanto, também querem que os riscos sejam geridos - 79% acredita que são necessários regulamentos específicos para a IA.

Em vez de esperar que a regulamentação governamental seja promulgada, muitas empresas estão a desenvolver e a implementar as suas próprias estruturas de IA responsável para gerir esta tecnologia emergente de uma forma que se alinhe com o objetivo organizacional e os valores éticos. As opiniões dos trabalhadores sobre a eficácia desses programas variam muito: enquanto 68% dos líderes se sentem confiantes sobre o uso responsável da IA pela sua organização, apenas 29% dos colaboradores acredita que as suas empresas implementaram medidas adequadas para garantir que a IA seja usada de forma responsável.

Os colaboradores estão prontos para aceitar a IA no local de trabalho, mas apenas se estiverem confiantes de que o seu empregador está a utilizar a IA de forma ética e responsável. O estudo partilha, por isso, três recomendações chave para os líderes: garantir a existência de espaços para a experimentação responsável da IA; investir na atualização regular de competências para ajudar os colaboradores a prepararem-se para as mudanças no seu trabalho e para que tenham sucesso nas suas funções em evolução; priorizar a criação de um programa de IA responsável.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.