Satya Nadella promete que a Microsoft terá "the world's most hyperscale public cloud"

Microsoft abre datacentres com serviços cloud no Reino Unido, Irlanda e Holanda, demonstrando entender a especificidade do mercado Europeu

Satya Nadella promete que a Microsoft terá "the world's most hyperscale public cloud"

A Microsoft tem vindo a negociar com o governo do Reino Unido, e anuncia agora que irá oferecer serviços de armazenamento em cloud a partir de datacenter em solo britânico, outros dois datacenters estão na reta final do processo de conclusão na Irlanda e na Holanda destinados aos clientes da união europeia segundo referiu Satya Nadella, CIO da Microsoft, num evento que teve lugar em Londres.

Não são só as questões complexas relacionadas com o extinto Safe Harbour, ou com o seu futuro sucessor legal, mas é tambem o entendimento por parte da Microsoft que algumas grandes contas só serão ganhas dando a garantia aos clientes  que os seus dados permanecem em solo europeu. A plataforma Microsoft Azure assim como o Office 360 serão vendidos online a partir do Reino Unido em 2016, ao que seguirá o Dynamics CRM Online.

A Microsoft, assim como a Amazon e a Google, estão numa fase de expansão dos servidores por todo o Mundo de forma a garantir mais rapidez e eficácia nos serviços online, podendo também, conforme as leis locais, analisar as preferências dos consumidores permanecendo estas informações digitais num determinado país ou região.

Neste momento a Microsoft encontra-se à espera da decisão em tribunal de um processo contra o governo dos Estados Unidos em que estará em causa a entrega de dados de clientes que estão armazenados na Irlanda.

A presença no Reino Unido será uma oportunidade para a Microsoft se lançar no setor público (Ministério da Defesa, Serviço Nacional de Saúde), e será uma forma a atrair mais consumidores financeiros que necessitem de serviços de alto rendimento.
A utilizar o armazenamento em cloud da Microsoft no Reino Unido neste momento existe a Marks & Spencer Group Plc e a Virgin Atlantic Airways Ltd., e segundo Scott Guthrie que está à frente do Azure, é bastante importante poderem competir contra a Amazon que atualmente é o maior fornecedor de cloud no setor público.

O gigante de Redmond, afirmou em 2014 que permitiria os seus utilizadores no estrangeiro escolher ter os seus dados armazenados fora Estados Unidos, após a polémica sobre a NSA e vigilância do governo americano sobre dados empresariais e pessoais europeus.

Os três grandes objetivos da Microsoft, segundo Nadella, são o de reinventar a produtividade e os processos de negociação, criar um sistema de computação mais pessoal e construir uma plataforma de armazenamento inteligente.

A Microsoft planeia tambem lançar o Azure Stack, uma plataforma que permite as organizações utilizarem on premise uma versão similar ao Azur, simplificando a troca de dados entre a Cloud Publica e a Cloud privada.
Nadella que reafirmou a sua convicção na importância da Cloud Híbrida afirmou:
 -"The ubiquitous compute and storage provided by the cloud will be vital to support the data-driven nature of the next-generation of software"

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.