Programa de Reconversão Profissional APOSTAR em TI abre segunda fase de candidaturas

Após ter superado as expetativas na primeira fase de candidaturas, a iTGROW e o ISEC têm uma segunda fase a decorrer até ao dia 13 de fevereiro. O Programa de de Reconversão Profissional APOSTAR em TI está agora à procura de mais 5O candidatos que se irão juntar aos 150 já identificados na primeira fase

Programa de Reconversão Profissional APOSTAR em TI abre segunda fase de candidaturas

A decorrer entre fevereiro de 2018 e maio de 2019, o APOSTAR em TI destina-se a desempregados que tenham frequentado um curso superior, que possuam apetências para as áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) e que estejam motivados para a reconversão das suas competências para o segmento da programação de sistemas embebidos, uma área com elevados índices de empregabilidade a nível mundial.

A primeira fase de candidaturas foi, de acordo com Catarina Fonseca, diretora-geral da iTGROW “um sucesso”. “Tivemos 150 inscrições, ultrapassando largamente o objetivo que nos tínhamos proposto (100 candidatos). Nesta segunda fase queremos dar oportunidade às pessoas que por exemplo estão fora do país e não tinham timings compatíveis com os da primeira fase e estamos à procura de mais 50 candidatos até ao dia 13 de fevereiro. Dos 200 candidatos iremos selecionar 20 a 25 formandos que irão integrar o programa. Terminada a fase letiva, que irá decorrer de fevereiro a julho de 2018, os formandos terão acesso a um estágio profissional remunerado nas empresas parceiras deste projeto”, adianta.

O processo de seleção dos candidatos, promovido pela iTGROW, inclui a realização de provas individuais e em grupo e de entrevistas, com o objetivo de selecionar aqueles que demonstrarem elevada capacidade para cumprir, com sucesso, as exigências do APOSTAR em TI.

Além da iTGROW e do ISEC (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra) - entidades promotoras do novo Programa de reconversão profissional, o APOSTAR em TI já conta com um conjunto de empresas aderentes que irão garantir o estágio profissional remunerado de 9 meses aos formandos que completarem a fase letiva com sucesso, nomeadamente: Critical Software (que irá receber 50% dos formandos); Open Limits; Active Space Technologies; CONTROLAR; MECALBI; UbiWhere e Virtual Power Solutions.

O estágio, com contexto propício ao desenvolvimento das competências envolvidas (âmbito técnico, formação e acompanhamento adequados) e que irá decorrer entre setembro de 2018 e maio de 2019, será acompanhado pelos docentes do programa, afetos aos departamentos de engenharia eletrotécnica e informática do ISEC. O valor mínimo da remuneração mensal está fixado em 750€ brutos.

"O novo Programa tem como objetivo responder à escassez de mão de obra do mercado das TICE, canalizando indivíduos desempregados para um segmento de mercado com um enorme potencial de empregabilidade em todo o mundo," explica João Cunha, professor no Departamento de Engenharia Informática no ISEC e coordenador pedagógico do APOSTAR em TI.

O Programa APOSTAR em TI terá a duração total de 14 meses, repartidos por um período de 5 meses de formação e por um segundo período de 9 meses de consolidação e formação on-the-job, conseguido através da realização garantida de um estágio profissional remunerado numa das empresas aderentes ao Programa.
A formação terá um custo de 1.950€ a serem suportados pelos formandos, através do pagamento de uma propina, dividida em 5 tranches, metade a ser paga no início da formação e o restante valor a ser liquidado em prestações até ao final da formação que irá durar 20 semanas. Este investimento é recuperado durante o estágio.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.