Organizações nacionais não alinham transformação digital com estratégia de negócio

Estima-se que a população portuguesa a utilizar internet nos próximos dez anos chegue perto dos 100%. As empresas portuguesas estão a apostar na transformação digital, mas ainda não é um ponto imperativo da estratégia

Organizações nacionais não alinham transformação digital com estratégia de negócio

A utilização de internet está a aumentar em todo o mundo. Em menos de uma década, a percentagem de utilizadores de internet passou de menos de 25% para quase 50% em todo o mundo. Em Portugal, entre 2007 e 2017, passou de cerca de 40% para 74% da população.

Quem o diz é a IDC, num estudo conjunto com a ACEPI, e estima que nos próximos dez anos passe para quase 100% em Portugal, ultrapassando os dois terços da população mundial.

Segundo o estudo, nos últimos dois anos, as preocupações com a transformação digital têm vindo a crescer no universo empresarial em todo o mundo, notando-se a mesma tendência em Portugal. De acordo com a IDC, “os líderes das principais organizações mundiais mostram-se cada vez mais preocupados com o impacto que o digital pode ter no seu negócio”.

Os líderes das empresas concordam que é necessário transformar digitalmente as suas organizações, mas existem, no entanto, vários impedimentos, como a necessidade de reorganização, a existência de várias estratégias e as decisões de financiamento a curto prazo. Estes impedimentos, em conjunto com outros, inviabilizam a verdadeira transformação digital das empresas.

“A falta de envolvimento e compromisso com esta nova realidade, surge tanto junto de CEOs, diretores e investidores, que ainda não estão totalmente convencidos de que a transformação digital é um imperativo”, explica o relatório. Em Portugal, é possível encontrar o mesmo: apesar de muitas organizações a nível nacional estarem a levar a cabo projetos digitais, estes são habitualmente processos isolados que não estão alinhados com a estratégia de negócio. Segundo o estudo anual de benchmark elaborado pela IDC, menos de 50% das organizações nacionais têm uma estratégia de transformação digital alinhada com a estratégia de negócio.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.