Ordem dos Advogados implementa solução de voto eletrónico

A AskBlue, em parceria com a Scytl, implementou uma solução avançada de voto eletrónico para as eleições do Congresso da Ordem dos Advogados. Suportada pelo Scytl Online Voting, a solução pretende promover a participação de todos os advogados nas eleições

Ordem dos Advogados implementa solução de voto eletrónico

Esta inovação tecnológica visa facilitar o acesso ao voto a partir de qualquer dispositivo (computador, tablet ou smartphone), estimular a participação nacional de todos os advogados na eleição, assegurando em simultâneo a integridade e segurança de um processo habitualmente realizado por via presencial. Desta forma, a Ordem dos Advogados dá um sinal importante, a todos os profissionais da área e à sociedade, de confiança nos procedimentos implementados e da sua própria evolução digital.

A solução implementada pela AskBlue está suportada no produto Scytl Online Voting, que combinado com medidas de segurança físicas e lógicas, fornece plataformas de votação eletrónicas seguras. A segurança da solução passa pela utilização de chaves criptográficas digitais e privadas e ainda pela capacidade integradora da plataforma ao agregar sete Assembleias de voto com listas distintas de candidatos.

“A utilização da solução foi uma agradável surpresa, pela facilidade e adesão registada ao voto electrónico. Foi uma excelente experiência e permitiu prepararmo-nos melhor para que as próximas eleições aos órgão sociais venham a ser um sucesso”, comenta o Bastonário da Ordem dos Advogados, Guilherme Figueiredo.

Em relação à verificabilidade e auditabilidade do eleitor, a Scytl Online Voting implementa um mecanismo exclusivo e patenteado, chamado de recibo de votação, que permite aos eleitores verificarem de forma anónima que o seu voto foi registado pelo sistema. O sistema de votação online da Scytl foi auditado e certificado por Governos de todo o mundo que verificaram e aprovaram o uso do voto online Scytl em eleições reais.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.