Empresas veem Cloud como acelerador da inovação

Segundo um estudo recente realizado na EMEA pela IDC, a pedido da Oracle, a utilização do Cloud computing continua a crescer a um bom ritmo e é vista como um vetor de inovação

Empresas veem Cloud como acelerador da inovação

O estudo inquiriu 458 decisores empresariais e responsáveis de TI na EMEA, indica que o recurso ao Cloud Computing continua a crescer a um bom ritmo.

Na adoção de modelos de Cloud híbridos, as barreiras tradicionais, nomeadamente as preocupações com a segurança, estão a ser substituídas por dúvidas relacionadas com a operacionalidade, onde se incluem a gestão de várias arquiteturas de TI ou a largura de banda da rede. No entanto, as empresas que estão a desenvolver infraestruturas de Cloud privadas continuam a ter a segurança como principal apreensão.

“À medida que a Cloud está a alcançar a maturidade muito rapidamente, vamos vendo uma mudança na forma como as empresas encaram os principais benefícios e barreiras à sua adoção", indica Johan Doruiter, sénior vice president of Systems da Oracle EMEA. "As preocupações mais tradicionais, como a segurança e a fiabilidade dos dados, deixaram de o ser e até já são apontadas por muitas empresas como sendo alguns dos principais benefícios. As preocupações tradicionais foram substituídas pelas dúvidas operacionais. Para as empresas que estão a alcançar a maturidade nos seus desenvolvimentos de Cloud, é cada vez mais importante ser capaz de gerir os desenvolvimentos públicos, privados e híbridos através de uma visão única e consolidada”.

Cloud vista como um acelerador da inovação

Os inquiridos referem ainda que "ganhar o apoio dos principais decisores das empresas"  é o passo mais importante para conseguir alcançar a implementação de infraestruturas de Cloud bem-sucedidas (29 por cento), quer estas sejam privadas e/ou híbridas. Seguem-se a otimização dos custos (25 por cento) e o desenvolvimento de uma relação sólida com o fornecedor de TI (22 por cento). Isto sugere que a influência dos desenvolvimentos de Cloud vão mais além das TI, e abrangem áreas mais amplas dentro das empresas.

Estes resultados sugerem que o papel do CIO é mais importante do que nunca no momento de coordenar várias arquiteturas e de comunicar de forma eficiente os benefícios alcançados com a implementação da Cloud e o seu impacto e abrangência nas várias áreas da empresa e dos seus negócios.

Assim, a quase totalidade (92 por cento) dos inquiridos afirmaram que a Cloud lhes permite acelerar o ritmo da inovação, enquanto 73 por cento asseguram que contribui para reter os atuais clientes. Por último, 76 por cento afirmam que os ajuda a angariar novos clientes.

Infraestruturas Cloud maduras dentro de dois anos

Uma em cada cinco empresas (19 por cento) já possuem soluções/infraestruturas de Cloud maduras, e mais de metade (51 por cento) garantem que alcançará estes níveis de maturidade nos próximos dois anos.

As maiores barreiras à adoção da Cloud identificadas pelos auscultados são a gestão de várias arquiteturas de TI, indicada por 60 por cento dos entrevistados, a largura de banda da rede (57 por cento) e a relação com o fornecedor de TI (52 por cento).

“Há uma diferença clara no foco com a segurança nos desenvolvimentos dos modelos de Cloud caso estes sejam privados ou híbridos”, sublinha Bob Johnson, vice president and principal analyst da IDG Connect. “Para empresas centradas nos desenvolvimentos de Cloud privada a segurança continua a ser a principal preocupação, o que também revela que as cargas de trabalho das empresas estão a migrar para a Cloud. As empresas com modelos híbridos mistos de serviços cloud on-premise e de serviços públicos já se aperceberam dos benefícios que decorrem da abertura das suas infraestruturas a parceiros e clientes, e como tal estão permeáveis à correspondente melhoria dos seus sistemas de segurança a nível de capacidade, maturidade e sofisticação de daí resulta”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.