Deloitte Portugal: “o nosso foco está no mercado global”

“How Fast gets Faster by Deloitte” foi o tema das duas apresentações feitas pela empresa no AWS Initiate Portugal. Rui Pedro Vaz, sócio da Deloitte, explicou à IT Insight a estratégia que, em conjunto com a AWS, se pretende para Portugal

Deloitte Portugal: “o nosso foco está no mercado global”

À margem do AWS Initiate Portugal, a IT Insight entrevistou Rui Pedro Vaz, sócio da Deloitte e responsável da gestão de Alianças Globais e área de cloud. A relação da Deloitte com a AWS, os setores de atividade onde é possível chegar, e a importância (ou não) da geografia foram temas abordados na conversa.

Como classificaria a vossa presença no AWS Initiate Portugal? A Deloitte teve oportunidade de fazer duas apresentações em nome próprio, mas também existe a possibilidade de ‘networking’ com outros players da indústria...

Temos estado, de forma mais estruturada, a endereçar a questão da Aliança Global [de que faz parte a AWS] no último ano, também devido a uma maior presença da AWS em Portugal. Desde essa altura, designámos internamente um conjunto de pessoas que interagem com a AWS.

Tivemos duas apresentações, uma na área de SAP – porque claramente o tema da migração é uma grande tendência a nível de mercado – e outra sobre a forma diferente como gerimos esta Aliança, relacionada com o nosso investimento no desenvolvimento de determinado tipo de ativos. Neste sentido, apresentámos uma plataforma para a gestão centralizada de cidades ou smart places, em que efetivamente trabalhamos com os principais parceiros tecnológicos, e em particular na parte de infraestrutura e alojamento com a AWS.

A plataforma CitySinergy propõe a gestão inteligente de cidades e espaços ‘smart’. Cascais foi a primeira cidade do mundo onde o projeto foi implementado. Que importância tem Portugal no desenvolvimento desta solução?

A plataforma de smart cities e smart places foi feita para funcionar em escala. Estar alojada em AWS permite ter essa flexibilidade, em que tanto pode funcionar num contexto pequeno, à escala global – como Cascais -, como quando falamos de cidades como Sidney, ou cidades chinesas, onde a escala é completamente diferente...

Há pouco comentava que, na realidade, num edifício como este onde estamos [NOVA Carcavelos], que se pode considerar um smart building, também podia funcionar perfeitamente essa plataforma. Tudo o que sejam ecossistemas que promovam integração de espaços e ambientes faz sentido. É uma plataforma que consolida informação de diversas fontes - as fontes não fazem parte da plataforma, a plataforma correlaciona essas fontes. Não é ‘rocket science’, mas não temos visto muitas plataformas que sejam comparáveis.

A Deloitte faz parte das “big four” da auditoria em Portugal, sendo que estas quatro líderes representam mais de metade da faturação do setor no país. Qual é o contributo da AWS para este cenário?

Somos líderes de mercado na prestação de serviços profissionais, com uma quota de mercado de 40% entre as "big four" em Portugal. E o percurso que fizemos, ao longo dos últimos anos, colocou-nos no mapa dos principais prestadores, com uma aposta clara na área de inovação e transformação tecnológica. Exemplo disso mesmo é esta aliança, que de forma mais coordenada, por assim dizer, só começou no último ano, quando a AWS passou a estar no país de forma permanente.

Na Deloitte Portugal, os novos ecossistemas de tecnologia e de inovação foram desde sempre antecipados, e apoiados na nossa rede global começámos de facto a verificar oportunidades de crescimento na área da consultoria e tecnologia.

Hoje em dia temos um peso em consultoria de tecnologia muito superior dentro do negócio global da Deloitte e que neste momento estará próximo dos 50% da nossa atividade. Conseguimos antecipar o tema no mercado e também, desde cedo, talvez fruto do ADN português - somos relativamente destemidos – percebemos que o nosso target de negócio não tinha que estar limitado por aquilo que é a geografia do país, e que poderíamos trabalhar para fora. Cerca de 60/70% do que fazemos em tecnologia na Deloitte Portugal é, aliás, para clientes fora de Portugal.

A nossa experiência diz-nos que este novo modelo de cloud -  no qual a AWS é um player relevante – tem uma crescente relevância no mercado porque cada vez mais as tecnologias e plataformas que implementamos são baseadas na nuvem e, aqui, uma vez mais, o tema da geografia não é tão relevante.  Temos, efetivamente, uma parte significativa do negócio fora de Portugal, mas a ser feito a partir de Portugal. Dou-lhe um exemplo. O foco do nosso delivery center em Viseu, com cerca de 30 pessoas que trabalham OutSystems, centra-se no mercado internacional.  O nosso foco está no mercado global.

Numa das apresentações foi referido que a Deloitte não é, muitas vezes, reconhecida como player no setor das telecomunicações, em Portugal. Porque é que isto acontece?

Não é só no setor das telecomunicações. Se olharmos para o setor financeiro, retalho, setor energético,... se calhar encontramos um conjunto de setores que, lá fora, estão um pouco mais adiantados nesse contexto de adoção de analítica e machine learning mais avançado. E se calhar em Portugal ainda não estamos despertos para isto, infelizmente, e falo em particular do setor público, life sciences e healthcare.

Se formos ao mercado norte-americano, os dois setores em que mais trabalhamos são precisamente a saúde e o setor público, e na Europa são os setores onde menos trabalhamos.  No entanto, o nível de maturidade é mais ou menos idêntico, ou seja, o que nós notamos é que existe uma grande vontade nestes setores – e em particular também nas telecomunicações – em explorarem novas capacidades analíticas, fazerem-se provas de conceito, etc., mas ainda temos de dar o passo seguinte de adaptar isso à realidade dos negócios. Existe muita experimentação e menos capacidade de operacionalização. No Reino Unido, Alemanha ou Holanda, o nível de maturidade é maior e já estão numa fase de operacionalização e de escala.

O tema da cloud é muito relevante porque tipicamente são tecnologias que têm muita exigência de capacidades de computação, e as empresas naturalmente não têm que ter essa capacidade internamente. Eu não estou a executar os meus processos de machine learning todos os dias: eu tenho casos, um conjunto de dados, e há uma altura em que vou executar. A minha necessidade de utilização dessa capacidade de computação não é contínua, tem picos. Não faz sentido eu estar dimensionado internamente para uma situação de pico se eu vou fazer aquilo periodicamente. Daí serem relevantes players como a AWS, porque permitem às empresas essa flexibilidade.

Já trabalhamos este tipo de modelos para clientes internacionais, e para os nacionais – sobretudo as maiores empresas - há de facto interesse, provas de conceito implementadas, mas é preciso dar o passo seguinte.

A que setores falta chegar?

Estamos a trabalhar nos setores onde existe recetividade. Aquilo que verificamos é que há um conjunto de setores mais recetivos, como telecomunicações, seguros, banca, retalho, energia,... e depois, de facto, temos muita dificuldade no setor público. Não tem a ver com as pessoas que estão do outro lado, mas sim com a dificuldade do processo de contratação pública. Trabalha-se com ciclos anuais e bianuais, mas o mundo tecnológico não funciona a essa velocidade.

Gostava, no que toca à componente analítica, de chegar ao setor da saúde, uma vez que, do ponto de vista do potencial de resultados, apresenta um enorme potencial.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.