Concurso Montepio Acredita Portugal anuncia vencedores

Os vencedores foram escolhidos entre mais de 11mil ideias submetidas a concurso, anunciados na 8ª Gala do Concurso Montepio Acredita Portugal, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa

Concurso Montepio Acredita Portugal anuncia vencedores

My Polis, Bus Global Network, Elephai, Sal Verde, Keep Warranty, VR4Neuro Pain e City Check são os vencedores da 8.ª edição do Concurso Montepio Acredita Portugal. Os vencedores das várias fases foram anunciados, ontem à noite, na VIII Gala do Concurso Montepio Acredita Portugal, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa, e escolhidos entre mais de 11.000 ideias submetidas a concurso.

A maioria dos projetos a concurso foi submetida por adultos com média de idades de 36 anos, sendo 51% do sexo feminino; 20% dos participantes não tem formação académica de grau superior, 44% é licenciado e 27% possui mestrado/doutoramento. 22% dos candidatos está, atualmente. A grande maioria (71%) nunca participou em concursos de empreendedorismo e 29% já haviam participado em edições anteriores do concurso. Uma vez que podem ser submetidos projetos em diferentes fases de maturidade, mais de metade (53%) tinha apenas “uma ideia”, 12% um plano de negócios desenvolvido, 19% tinha já o protótipo.

Aqueles que já tinham um projeto mais maduro afirmam que as principais dificuldades ao seu desenvolvimento são a obtenção de financiamento (77%), a burocracia (38%), riscos ligados à falta de incentivos governamentais (33%), pouca disponibilidade para a implementação do negócio (28%) e indisponibilidade de instalações adequadas (27%) e para encontrar uma equipa (26%).

Por isso, no Montepio Acredita Portugal, os candidatos ficam motivados sobretudo pelo acesso a investidores (51%), orientação no desenvolvimento da ideia (51%), visibilidade do projeto (38%) e pela oportunidade de testar a ideia (36%) e desenvolvimento do plano de negócio (32%).

Os participantes recebem vários prémios, avaliados em mais de 500 mil euros, atribuídos pelos parceiros: impressão gratuita de 250 cartões de visita Premium pela 360 Imprimir; Vouchers de formação na Flag; oferta do software de faturação pela SAGE; domínio, alojamento e correio eletrónico fornecidos pela DNS; Contabilidade gratuita pelo Grupo Your; Acompanhamento ao desenvolvimento do plano de viabilidade pela SBI Consulting; Clipping e assessoria de imprensa assegurados pela Creative Minds.

Além destes, os vencedores do Prémio Brisa Mobilidade 2018 vão beneficiar do apoio da Brisa na entrada no mercado. Do Prémio K.Tech faz ainda parte um programa, atribuído pela KCS IT, de uma bolsa de horas para a implementação das melhores práticas a nível de PMI. A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) e o Impact Hub garantem a incubação dos três projetos finalistas da categoria de empreendedorismo social.

No total, o concurso Montepio Acredita Portugal contou com 11.477 candidaturas submetidas. O maior número de projetos submetidos está relacionado com o Empreendedorismo Social (2.050 projetos), Tecnologia (1.073), Comércio (898), Restauração (645) e Indústria (635).

Durante a cerimónia de entrega de prémios foi ainda anunciada uma parceria entre a Acredita Portugal e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. A colaboração entre as duas entidades irá permitir criar uma nova incubadora de empresas no norte do país, gerida pela Acredita Portugal. A associação, que este ano assinala o seu décimo aniversário, irá assim estender o seu âmbito de atuação e amplificar o impacto que tem nos empreendedores portugueses.´

 

Projetos vencedores

Prémio Empreendedorismo Social

MyPolis: Plataforma mobile para trazer a participação política para o século XXI e melhorar a comunicação entre políticos e cidadãos. O objetivo é construir uma nova polis, inspirada na polis grega, em conjunto com câmaras municipais e juntas de freguesia. Mas esta é feita de millennials a participar politicamente com os seus telemóveis.
 


Prémio Brisa Mobilidade 2018

BGN - Bus Global Network: Cria o futuro das reservas e aluguer de autocarros, através de uma plataforma online que automatiza e otimiza todos os processos. Celeridade, segurança e clareza nos pedidos dos clientes, confirmação das reservas e serviços prestados pelos operadores de transporte de passageiros.

 

Prémio K.Tech

Elephai: Solução integrada, baseada em três produtos, que permite melhorar a qualidade de vida para os pacientes com doenças neurodegenerativas e seus familiares, mas também tornar a gestão dos centros hospitalares de prestação de cuidados a estes pacientes mais eficiente.

 

Novos Produtos:
 

Sal Verde: Produção controlada e a comercialização de Salicórnia, ou Sal Verde, fresca o ano inteiro, dado ser um processo industrializável que carece de um tipo de produção de planta desinfetada em condições controladas (temperatura e luminosidade) e otimização de nutrientes, possibilitando um maior acesso.

 

Plataformas Web

Keep Warranty: Aplicação móvel que permite organizar e guardar garantias e faturas, notificando quando estão prestes a expirar. Para além disso, permite que tenha acesso constante às suas faturas.

Novas Tecnologias

VR4NeuroPain: Um sistema tecnológico inovador que combina realidade virtual com uma luva inteligente com biosensores e cujo objetivo é a reabilitação de pacientes com dor neuropática

 

Educação:
City Check: Jogo familiar, que permite jogar vários jogos com conteúdo educacional e contextual, sobre os pontos de interesse da cidade que se está a visitar. A app do City Check está disponível gratuitamente para Android e iPhone.

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.