Comissão Europeia cria fundo de investimento em sustentabilidade energética

O BEV-E contribuirá para cumprir os objetivos da UE para “apoiar a inovação na energia limpa, aumentar a eficiência energética, impulsionar o uso de energias renováveis e reformar o mercado energético europeu”

Comissão Europeia cria fundo de investimento em sustentabilidade energética

A Comissão Europeia, o Banco Europeu de Investimento e a Breakthrough Energy Ventures estabeleceram um novo fundo de 100 milhões de euros para apoiar investimentos em energia limpa, chamado  Breakthrough Energy Ventures Europe (BEV-E), que une fundos públicos e privados para realizar projetos inovadores que contribuam para o combate às alterações climáticas

Este fundo virá a impulsionar o desenvolvimento de empresas europeias inovadoras e a entrada de tecnologias disruptivas no mercado da energia limpa. Assim, apoiará os empreendedores cujas soluções possam trazer consigo reduções significativas e duradoras nas emissões de gases de estufa.

O financiamento para o BEV-E incluirá uma contribuição de 50 milhões de euros por parte do BEI – garantida pela InnovFin, instrumento financiado através do programa de investigação e desenvolvimento da UE – e 50 milhões por parte da Breakthrough Energy Ventures, fundo gerido por investidores comprometidos para com o suporte de empresas inovadoras no setor energético.

O fundo investirá em cinco dos principais setores relacionados com a energia nos quais é essencial focar o os esforços contra as alterações climáticas: energia, transportes, agricultura, fabrico e edifícios.

É esperado que os investimentos comecem na segunda metade de 2019, a partir do qual os estados-membro da UE e os países associados com o Horizonte 2020 poderão solicitar financiamento.

O novo fundo foi anunciado em finais de 2019, quando a Comissão Europeia e a Breakthrough Energy, encabeçada por Bill Gates, celebrar um acordo para criar o Breakthrough Energy Europe.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.