CIOs: o que devem esperar de 2017 em diante?

De acordo com as previsões recentes publicadas no IDC “FutureScape: Worldwide CIO Agenda 2017 Predictions”, é fundamental que os CIOs e executivos de IT tenham em mente a necessidade de acelerarem a transformação digital das suas empresas para companharem a evolução

CIOs: o que devem esperar de 2017 em diante?

Segundo avança a IDC, as organizações de IT atuais estão divididas em dois campos: o das empresas que estão efetivamente a impulsionar novas tecnologias digitais, novos modelos de negócio e culturas organizacionais; e o das selados pela dívida técnica e falta de visão para o futuro. Neste relatório, a IDC apresenta as mudanças mais importantes que acontecerão nas organizações de IT nos próximos três anos e orientarão os executivos de IT sénior na formação de seu plano de IT estratégico.

Segundo as previsões da IDC para a CIO Agenda Mundial para 2017, até 2019 , 40% dos projetos de IT criarão novos serviços digitais e fluxos de receita que irão transformar os dados em dinheiro. A analista estima que até 2018, 65% das organizações de TI criem novos serviços voltados para o cliente e para o ecossistema para atender às necessidades de negócios da digital transformation (DX).

No entanto, nem tudo são boas previsões, pois, segundo a IDC, a falta de visão, credibilidade ou capacidade de influência impedirá que 40% dos CIOs atinjam cargos de liderança em enterprise DX até 2017. Em três anos, prevê-se ainda que 75% dos CIOs reconheçam as limitações do IT tradicional e adotem uma abordagem de liderança que incorpore um ciclo virtuoso de inovação (Leading in 3D).

Ainda assim, espera-se que 40% dos CIOs avancem as iniciativas DX, construindo vínculos organizacionais com as equipas de tecnologia de Line of Business (LOB) e entre os silos organizacionais de IT, capacitando mudanças no pensamento, cultura e práticas até 2018.

Até 2019, 80% das organizações bimodais de TI acumularão uma dívida técnica incapacitante, resultando em complexidade crescente, custos e perda de credibilidade. Assim, é esperado qque até 2018, 45% dos CIOs se concentrem em plataformas, usando DevOps para desenvolvimento rápido, redução de custos e agilidade empresarial.

Em três anos, a IDC prevê ainda que 70% das organizações de TI mudem a sua cultura para um ambiente de trabalho semelhante ao inicial, adotando práticas ágeis e comunidades de código aberto. Em apenas o ano, é estimado que 80% dos CIOs ajudem a impulsionar carteiras de risco globais que permitem respostas adaptativas a ameaças de segurança, conformidade, negócios ou catastróficas.

"A mensagem é clara - os CIOs têm que encontrar uma forma de reinventar as suas organizações de IT, caso contrário, arriscam arrastar os seus negócios ou serem substituídos por prestadores de serviços que podem realizar o que eles não conseguem”, afirma Joe Pucciarelli, vice president & IT executive advisor, IDC IT Executive Programs.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.