Accenture e Microsoft reforçam aposta conjunta em cibersegurança alimentada por IA

Face a um cenário de ameaças cada vez mais sofisticadas, Accenture e Microsoft anunciam o co-investimento no desenvolvimento de soluções avançadas de cibersegurança baseadas em inteligência artificial para apoiar organizações na defesa dos ativos críticos e na otimização de custos

Accenture e Microsoft reforçam aposta conjunta em cibersegurança alimentada por IA

A Accenture e a Microsoft estão a intensificar a sua colaboração no domínio da cibersegurança, ao investirem em conjunto no desenvolvimento de soluções inovadoras que tiram partido da Inteligência Artificial (IA) para ajudar as empresas a mitigar ameaças emergentes e a consolidar as ferramentas tecnológicas e a gerar poupanças operacionais significativas.

Este anúncio surge num momento em que, segundo o relatório State of Cyber Resilience 2025 da Accenture, 90% das organizações admitem não estar preparadas para enfrentar ciberataques que utilizem IA. Para responder a este desafio, as duas empresas vão combinar os serviços e o know-how em segurança da Accenture com as tecnologias avançadas de proteção da Microsoft.

Entre as áreas prioritárias desta parceria destacam-se a modernização dos centros de operações de segurança (SOC), a segurança automatizada de dados e IA, a migração e consolidação com foco na proteção e o reforço do Identity & Access Management (IAM). O objetivo é disponibilizar um leque de soluções integradas que aumentem a resiliência e a capacidade de resposta das organizações.

“Ao adotar soluções de automação e IA de nova geração, as organizações podem reimaginar os seus SecOps e enfrentar adversários cada vez mais sofisticados”, sublinha Paolo Dal Cin, líder global da Accenture Security. Para o responsável, a combinação das forças da Accenture e da Microsoft permite preparar os clientes para ameaças futuras e proteger dados críticos, “num sinal claro para o setor de que somos mais fortes juntos”.

Um exemplo prático desta colaboração foi o projeto concluído com a Nationwide Building Society, a maior sociedade de construção do mundo, que conta com mais de 17 milhões de clientes no Reino Unido. A migração para o Microsoft Sentinel possibilitou à Nationwide consolidar a sua infraestrutura de segurança e acelerar a deteção de ameaças, recorrendo a um motor de gestão de eventos e informações alimentado por IA desenvolvido em parceria pela Accenture e pela Microsoft.

David Boda, diretor de segurança e resiliência da Nationwide, destaca o impacto deste projeto, uma vez que “o suporte da Accenture na nossa migração para o Microsoft Sentinel foi inestimável para nos preparar para o sucesso. O uso de IA generativa permitiu-nos executar a mudança com maior eficiência, libertando recursos para iniciativas de melhoria mais abrangentes”.

No âmbito deste reforço conjunto, as empresas estão a investir em soluções como a modernização do SOC com o Microsoft Sentinel, Defender e o Adaptive MxDR da Accenture, que potenciam a visibilidade e a capacidade de resposta a incidentes em ambientes híbridos, o que pode aumentar a eficiência do SOC até 30%.

Já na proteção automatizada de dados e segurança de IA, a integração do Microsoft Purview com frameworks da Accenture garante a classificação e salvaguarda de dados sensíveis no Microsoft 365, suportando a conformidade regulatória e minimizando o risco em cenários que envolvam IA generativa. A migração e consolidação centradas na segurança permitem, por sua vez, poupanças entre 35% e 50%, ao simplificar operações e eliminar redundâncias.

Por fim, o reforço do IAM com tecnologias Microsoft Entra e metodologias da Accenture facilita a transição de ambientes Active Directory desatualizados e melhora a gestão de identidades e acessos, o que permite ajudar as empresas a alcançar eficiências de 30% a 50% nos custos com infraestrutura, licenciamento e suporte.

“Estamos orgulhosos de moldar o futuro da cibersegurança ao lado da Accenture”, afirma Vasu Jakkal, corporate vice president of Microsoft Security. Na sua perspetiva, a segurança “é um desporto de equipa” e, juntos, a Accenture e a Microsoft pretendem dotar os clientes de soluções abrangentes e orientadas por IA, capazes de simplificar a complexidade e garantir proteção de ponta a ponta num contexto de ameaças em constante evolução.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.