Primavera BSS e IDC debatem a importância do Business Analytics para as empresas portuguesas

Teve lugar durante a manhã de ontem, dia 26, no Centro Cultural de Belém, um evento da Primavera BSS em parceria com a IDC, sobre “A Importância do Business Analytics para as organizações de média e grande dimensão em Portugal”.

Primavera BSS e IDC debatem a importância do Business Analytics para as empresas portuguesas

Este evento teve como objetivo a análise das últimas tendências tecnológicas, assim como os caminhos sobre a forma como as organizações devem desenvolver uma estratégia que permita transformar os dados ativos em informação útil ao processo de tomada de decisão.

Para discutir esta temática contou-se com três painéis de discussão, o primeiro sobre “A Transformação Digital e a Importância do Business Analytics” levado a cabo por Gabriel Coimbra, Country Manager da IDC Portugal, fazendo referência à transformação digital das empresas e à importância do Business Analytics, que permite uma integração da experiência física com a digital que oferece ao público um novo relacionamento, com novos produtos e novos serviços.

O evento contou também com a participação de Ângela Brandão, vice presidente da Primavera BSS, que referiu que a solução de business analytics do fabricante pode passar por uma solução standard ou especializada, para diferentes segmentos, que pode ser um suporte à gestão de grandes volumes de dados e à tomada de decisões estratégicas. A nova plataforma permite extensibilidade e integração no MS Office.

A opinião dos oradores foi unânime, utilizando também como base o case study do Grupo FHC- Farmacêutica, referido por José Miguel Simões, empresa que suporta a tomada de decisões em ferramentas de business analytics, referindo as vantagens de utilizar esta ferramenta, que faz a gestão do equipamento, logística e as vendas das farmácias.

Esta solução da Primavera, que, segundo Eduardo Sousa, Lead Consultant da Primaveram, em apenas 5 meses já alcançou 34 milhões de registos, traz uma vantagem competitiva às empresas, na medida em que lhes fornece uma maior autonomia, integração com os sistemas atuais, simplicidade, flexibilidade, extensibilidade e agilidade no tempo de entrega, e está a ser utilizada tanto no setor público como no setor privado.

As conclusões deste evento ficaram a cargo de um painel que contou com a participação de José Ribas, Diretor de Projetos IT e Desenvolvimento da Parfois, Fernando Bação, Vice-Presidente da NOVA Information Management School , Lurdes Coutinho, Diretora de Serviços da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Nuno Queirós, Diretor de Soluções da PRIMAVERA BSS e Paulo Caetano, representante do IT Governance & Business Intelligence da NOS.

Estes oradores abordaram a importância da instaurar uma nova cultura das organizações com base na formação dos recursos humanos, que é uma peça-chave para a especialização no tratamento de dados e a instauração dos seus benefícios para o negócio e para o consumidor.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.