IDC Directions 2021

IDC Directions 2021: “o PRR pode ser uma ferramenta de transformação, mas é preciso unirmo-nos”

No terceiro dia do evento da IDC, o Digital Leaders juntou alguns dos rostos mais proeminentes no digital português para discutir o futuro português – “as empresas são o motor de transformação da economia”

IDC Directions 2021: “o PRR pode ser uma ferramenta de transformação, mas é preciso unirmo-nos”

Novo dia de IDC Directions, novo painel de Digital Leaders. António Costa Silva, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Nuno Santos, presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) e Vanda de Jesus, diretora executiva do programa governamental Portugal Digital, juntaram-se para falar do papel dos Fundos Europeus na Transição Digital da economia portuguesa. 

“Eu penso que o PRR pode realmente ser uma ferramenta de transformação, mas é preciso nos unirmos”, reitera António Costa Silva, pai do PRR, na abertura da discussão. No seu testemunho, o gestor, engenheiro e professor, lamentou o estado da economia portuguesa que afirma ter um quadro atual muito negro, com uma “enorme queda no PIB”, “capitais negativos nas empresas” e muitos desempregados, “tudo isto insustentável”, mas deixa a mensagem de que “podemos fazer muito melhor”. 

Com o PRR e o NextGenerationEU a injetar avultadas quantias na economia, “podemos passar a um modelo de inovação tecnológica e há potencial” para tal. Costa Silva aponta aspetos sistémicos e culturais portugueses como o grande entrave à progressão, opinião partilhada por Vanda de Jesus e Nuno Santos. “Nós somos um país que fala e colabora pouco”, “cético” e “demoramos anos e anos a tomar decisões importantes para o país” e isso é “demolidor do futuro”, assevera o rosto do PRR, acrescentando que “não podemos perder a oportunidade, mas temos de mudar o governance e funcionar de baixo para cima”.

“Eu venho representar a transição digital e o impacto do PRR é enorme”, disse Vanda de Jesus, completando: “sei que é complexo, são muitas medidas, é difícil as empresas acompanharem, os documentos também não estão integrados e são difíceis de interpretar”, mas “os projetos já estavam idealizados antes da pandemia”, que os impulsionou e trouxe investimentos que abriram a possibilidade de se concretizarem. “A principal mensagem é que há imensas oportunidades”, conclui. 

Da sua experiência, Nuno Santos nota que “o tema dos fundos europeus é um teste enorme para a sociedade portuguesa” e, entre os vários fundos e investimentos, “são milhares de milhões que têm de ser discutidos”. O presidente da AD&C, criada para coordenar a Política Estrutural e de Desenvolvimento Regional e assegurar a coordenação geral e a sustentabilidade dos fundos europeus, vai “procurar modernizar a infraestrutura” económica portuguesa e, essencialmente, fomentar a compreensão dos planos – “é necessário divulgar mais e divulgar melhor, redefinir a mensagem com denominadores comuns, para que tanto os meus filhos como eu possamos compreender”. 

“O meu sonho é ter no fim deste programa várias micro multinacionais em Portugal” e, para tal, “temos de disseminar as boas práticas e falar das coisas boas que se fazem”, com “os bons exemplos das nossas empresas”, declara António Costa Silva. “Se realmente conseguirmos capitalizar as nossas empresas e inovar, vamos a caminho do futuro”, mas “sem capacitação digital” e “confiança”, “não há transformação digital”. 

Mas a digitalização passa por uma recolha e tratamento adequado dos dados e só aí, conta Costa Silva, “vamos ter uma intervenção mais inteligente no futuro”. O rosto do PRR conclui que deve haver o máximo de transparência, literacia, que deve ser fomentada, e um pensamento orientado para a criação de riqueza, não apenas a distribuição. Nuno Santos remata que o que “é preciso é fazer”, unirmo-nos e trabalhar em ecossistema.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.