agap2IT quer digitalizar mundo do futebol

A nova plataforma da agap2IT, Football ISM, promete a rentabilização do processo de seleção e formação desenvolvido pelos clubes através da gestão da evolução desportiva, escolar, social e pessoal dos jogadores

agap2IT quer digitalizar mundo do futebol

Num evento promovido pelo Sporting Clube de Portugal, intitulado “The Future of Football”, a agap2IT apresentou o Football ISM, uma plataforma de gestão de informação de talentos e de processos para clubes de futebol. Desenvolvida com o conhecimento da Academia de Alcochete, permite a maximização dos recursos humanos e materiais neste desporto mundial.

O futebol gera todos os anos receitas recorde na transferência de jogadores. A Liga Portuguesa foi a que deu mais lucro nas vendas da temporada 2016/2017 a nível mundial – período de transferências de verão e inverno incluídos. Vendas de 273 milhões de euros, saldo positivo de 169 milhões de euros. Neste milénio, as academias de SCP, FCP e SLB faturaram mais de 400 milhões de euros na venda de jogadores.

Os clubes profissionais que estiverem mais bem capacitados tecnologicamente na gestão de informação para a seleção e formação de ativos são os que conseguem o superavit desportivo e financeiro necessário para vencer. Selecionar, formar talentos ou comprar barato e vender faz parte do plano de negócio de clubes de ligas como Portugal, Holanda e Bélgica. O nível de receitas televisiva, comercial ou de presença em estádio é curto. Portugal é um mercado emissor.

O know-how sustentado nas soluções que desenvolvemos permite-nos identificar setores relevantes do ponto de vista da nossa intervenção, com necessidades específicas às quais a experiência e conhecimento dos consultores da agap2IT pode trazer respostas originais. O futebol profissional pode não ser uma área óbvia, mas os valores de investimento realizados e o grau de complexidade e sofisticação dos processos desenvolvidos neste contexto torna-o um campo por excelência para a criação de soluções tecnológicas inovadoras. O facto de termos tido a oportunidade de desenvolver esta plataforma em parceria com o SCP valida o esforço e o investimento realizado e oferece perspetivas muito positivas para a sua utilização”, refere Filipe Esteves, diretor-geral da agap2IT.

A Football ISM gere a evolução desportiva, escolar, social e pessoal do principal ativo do Futebol: os jogadores. A plataforma analisa de forma detalhada e transversal o “scouting”, o recrutamento, a avaliação de treino e a competição, a gestão de instalações e equipamentos e a componente médica e jurídica. A plataforma permite uma avaliação quantitativa e qualitativa ilimitada de dados, fornecendo aos responsáveis dos clubes a melhor informação para o controlo e tomada de decisões.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.