Branded Content

“Ter tecnologia dentro das organizações por si só não é suficiente, é preciso saber gerir a transformação e a mudança”

Sandra Alvarez, Managing Director da PHD Media, e Carolina Afonso, Diretora de Marketing da Konica Minolta, abordam a importância do curso Leading Digital Strategy do ISEG Executive Education para quem quer ter vantagens competitivas através de processos de transformação digital e Customer Centric

“Ter tecnologia dentro das organizações por si só não é suficiente, é preciso saber gerir a transformação e a mudança”

Qual é a importância de uma estratégia global digital para as organizações?

Sandra Alvarez – Com a constante e rápida evolução tecnológica a que as empresas estão expostas, principalmente pela mudança de comportamento dos consumidores, que têm no digital um dos seus mais importantes touchpoints com as marcas, urge a necessidade de compreender, organizar e implementar processos de transformação digital.

As organizações estão a passar por um processo de transformação digital. Quão importantes são as valências humanas nesta transformação?

Carolina Afonso – A principal valência necessária tem a ver com competências que intersetam a gestão e a tecnologia. Ter tecnologia dentro das organizações por si só não é suficiente, é preciso saber gerir a transformação e a mudança, sobretudo nas pessoas, um ativo essencial para o sucesso da estratégia digital. É preciso dotá-las de novos skills e atrair e reter talento nas organizações. É preciso também simplificar processos e automatizá-los de forma a que as organizações sejam eficazes e assim se mantenham lucrativas. A transformação digital pressupõe o equilíbrio destas três valências essenciais: tecnologia, processos e pessoas.

Qual é - e deve ser - o papel da academia neste contexto de valências humanas associadas aos processos de transformação digital?

Carolina Afonso – A transformação digital está assente em tecnologia, pessoas e processos. Dada a velocidade que caracteriza a era em que vivemos, uma das grandes dificuldades identificadas pelos profissionais desta área está associada à necessidade constante de aprendizagem de novos conceitos. A academia pode ajudar os gestores nesta jornada, na medida em que existem modelos e frameworks avançados derivados da investigação científica aplicada em contexto empresarial que pode atuar como um facilitador desta transformação.

O ISEG Executive Education lançou uma formação executiva intitulada Leading Digital Strategy. Quais são os principais objetivos desta formação?

Sandra Alvarez – Este novo curso Leading Digital Strategy tem como objetivo compreender, organizar e implementar a Transformação Digital de uma empresa. Ao longo de 40 horas de aulas serão apresentadas as diferentes fases de uma estratégia de negócio e de marketing para preparar os gestores para o processo de transformação digital. No final deste curso os participantes deverão conseguir responder a perguntas como: Como poderei reinventar a estratégia e o marketing da minha empresa, com base nas ferramentas digitais? Como utilizar a informação e o big data para obter vantagens competitivas? Como comunicar eficazmente online? De que valências humanas e tecnológicas necessitamos para um processo de Transformação Digital?

A quem se destina esta formação executiva de Leading Digital Strategy?

Sandra Alvarez – Este curso destina-se aos quadros que coordenam departamentos como Business Management, Marketing, Business Development e Comunicação.

Este curso tem uma parceria com a Google e a Konica Minolta. De que maneira é que estas parcerias impactam o curso?

Carolina Afonso – O curso inclui uma imersão em Madrid, que conta com sessões de trabalho na Google e na Konica Minolta. A Google já nasceu na era digital, sendo, portanto, uma empresa "nativa digital". A Konica Minolta é um exemplo de uma empresa multinacional japonesa com 150 anos de história e que está a fazer a sua transformação digital. Os alunos do curso terão oportunidade de conhecer em profundidade ambos os case studies e enriquecer, através da metodologia "learn by doing", os conhecimentos adquiridos no curso.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pelo ISEG Executive Education

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.