Sistema da Indra facilita vida aos passageiros do Metro de Lisboa

A tecnologia instalada oferece uma melhoria considerável para os passageiros ao permitir o acesso ao metro através do pagamento com o telemóvel, cartão bancário e smartwatch, sem que seja necessário bilhete ou cartão pré-pago

Sistema da Indra facilita vida aos passageiros do Metro de Lisboa

Os passageiros já podem aceder ao Metropolitano de Lisboa através do próprio telemóvel, cartão bancário ou smartwatch, sem que para isso seja necessário recorrer a um bilhete ou ao cartão pré-pago, através da tecnologia universal de pagamento Europay-Mastercard-Visa (EMV).

O projeto em causa foi desenvolvido pela Indra, em colaboração com o Metro de Lisboa e com outras entidades como a Visa e a LittlePay.

A Indra foi responsável pela atualização do sistema de controlo de acessos, com novos leitores para pagamento com cartão bancário físico e virtual. Renovou ainda o sistema de backoffice de bilhética, instalou o backoffice EMV e integrou o ecossistema com a gateway de pagamentos financeiros. 

O sistema de pagamento de última geração implementado permite uma melhoria ao nível da experiência do passageiro, com um acesso mais rápido e cómodo aos utilizadores que se deslocam de metro dentro da capital portuguesa. Os passageiros só precisam de passar o seu cartão ou telemóvel ao entrarem e saírem da estação. O sistema da Indra calcula automaticamente a tarifa em função do trajeto efetuado pelo utilizador, cobrando de seguida o valor da viagem na plataforma de pagamento. O valor é posteriormente debitado na conta de forma segura e user friendly. 

O modelo pós-pago está assente numa gestão de contas Account Based Ticketing, integrada diretamente no ecossistema financeiro de forma a automatizar a cobrança.

A somar à comodidade dos passageiros, a tecnologia permite ainda uma poupança ao nível do plástico e papel, reduzindo também o trabalho ao nível do fornecimento e impressão diária de bilhetes, bem como os custos associados. Os restantes modelos de pagamento existentes mantêm-se também.

Ángeles García Sanz, Diretora de Transit na Indra para a Península Ibérica, considera que “o salto tecnológico que representa a adoção desta tecnologia é enorme e coloca o Metro de Lisboa entre os operadores mais avançados do mundo”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.