Novas regras europeias abrem algoritmos de tecnológicas a escrutínio

O Digital Services Act sugerido irá forçar as gigantes tecnológicas a explicar os seus algoritmos de publicidade e a abrir os arquivos de anúncios a investigadores, explica um representante da União Europeia

Novas regras europeias abrem algoritmos de tecnológicas a escrutínio

As novas regras propostas pela União Europeia (UE) que regem os serviços e mercados digitais forçariam os gigantes da tecnologia a explicar como é que os seus algoritmos de segmentação de anúncios funcionam e permitir o acesso aos seus arquivos de anúncios para reguladores e investigadores, disse a comissário digital e antitrust da UE.

A comissária de concorrência europeia, Margrethe Vestager, referiu que as propostas do Digital Services Act (DSA) e Digital Markets Act (DMA) visam tornar o direcionamento de anúncios mais transparente e garantir que as empresas sejam responsabilizadas pelas suas decisões.

As maiores plataformas teriam que fornecer mais informações sobre a forma como os seus algoritmos funcionam, quando os reguladores o solicitarem”, explicou Vestager num evento realizado pelo grupo AlgorithmWatch e o Centro de Políticas Europeu, informou a Reuters.

Empresas como a Google e o Facebook, que dominam a publicidade na Internet, também teriam de dar aos reguladores acesso aos dados que possuem, incluindo arquivos de anúncios, clarificou Vestager.

Os rascunhos da DSA e da DMA devem ser apresentados formalmente a 2 de dezembro, com um novo impulso para restringir o poder das grandes empresas de tecnologia, com o processo de transformar as propostas em lei provavelmente levará pelo menos um ano.

Enquanto isso, a Google planeia uma campanha agressiva de lobby contra as regras propostas e contra os reguladores, incluindo o comissário de mercados da UE, Thierry Breton, de acordo com um documento interno que foi revelado.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.