Branded Content

“Do nosso ponto de vista, a tecnologia tem que servir um propósito e deve ser acessível a todos”

Ricardo Oliveira, Field Sales Manager West Iberia da Citrix, explica quais os desafios que a pandemia causou na educação e de que maneira é que podem ser ultrapassados pela transformação digital das instituições de ensino

“Do nosso ponto de vista, a tecnologia tem que servir um propósito e deve ser acessível a todos”

A pandemia provocou uma verdadeira disrupção não só no trabalho remoto, como também na aprendizagem remota. De que maneira é que as instituições de ensino estão a levar a cabo a sua transformação digital?

Consideramos que têm existido uma série de esforços por parte das instituições de ensino para se adaptarem a esta nova realidade que nos confronta com interrupções súbitas do ensino presencial. No entanto, notamos que este processo de transformação digital no ensino muitas vezes ainda se encontra orientado a soluções tradicionais que não aportam a mobilidade, performance, segurança e experiência de utilizador que esta transformação requer nos dias de hoje.

Quais são os principais desafios que as escolas enfrentam ao disponibilizar meios tecnológicos a alunos e professores?

Existem vários desafios a ter em consideração, entre eles a necessária adequação do investimento a ser realizado, a necessidade de conseguir garantir uma performance e uma experiência de utilizador igual em qualquer contexto, localização, dispositivo ou mesmo largura de banda de acesso à internet. Outro dos grandes desafios que nunca pode ser descurado quando falamos de disponibilizar mais e / ou novos meios tecnológicos trata-se obviamente da segurança – da identidade, dos acessos, dos dados, etc. – especialmente em ambientes de mobilidade e de acessos remotos.

De que maneira é que estes desafios – que se calhar não existiam antes da pandemia – vieram acentuar as assimetrias sociais e quais os impactos que isso tem no ensino?

Este tem sido de facto o ponto mais impactante e mediático relacionado com a transformação digital no ensino. Quando pensamos em aprendizagem remota, é inevitável constatar que quem tiver um melhor e mais rápido acesso à internet e um melhor computador terá sempre a capacidade de aceder melhor a conteúdos digitais, laboratórios remotos e aulas por videoconferência. Do nosso ponto de vista, a tecnologia tem que servir um propósito e deve ser acessível a todos. Qualquer aluno deve dispor de igualdade de meios para poder aceder a um ensino de qualidade, seja presencial ou remotamente.

Como é que as tecnologias e as soluções da Citrix podem ajudar a suprimir estas dificuldades e como é que podem ajudar o ensino a fazer face aos novos desafios?

As soluções da Citrix centram-se justamente em garantir uma experiência de utilizador única, independente do computador / dispositivo, localização ou tipo de acesso que este necessite efetuar. Como tal, colocando sempre o utilizador no centro de tudo o que fazemos, disponibilizamos soluções centralizadas de acesso a qualquer tipo de aplicação ou desktop virtual, rápidas de implementar e gerir, garantindo um nível de segurança superior. Assim, as nossas soluções poderão desempenhar um papel chave na transformação digital no ensino e mitigar as referidas assimetrias sociais que este novo paradigma de ensino acentuou.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext, pela Citrix e pela Arrow

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.