CIONET Portugal quer apresentar estratégia digital a Presidente da República

A CIONET Portugal - pertencente à maior rede associativa do mundo de diretores de sistemas informação - vai apresentar “uma estratégia do digital para Portugal” ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ao primeiro-ministro António Costa

CIONET Portugal quer apresentar estratégia digital a Presidente da República

Queremos que deem voz aos CIO’s por causa do papel estratégico que assumem, a nível tecnológico e digital, no país”, anunciou à IT Insight o country manager da comunidade CIONET Portugal, João Figueiredo.

Esta estratégia saiu de um encontro - o primeiro depois da pandemia da Covid-19 - que reuniu à porta fechada dezenas de CIO e líderes digitais, em Vila Nova de Gaia, contando com a participação de Luc Hendrikx, CEO europeu desta organização.

João Figueiredo referiu à IT Insight que os CIO são uma peça fundamental nas corporações, organizações e empresas, porque são eles que estão na dianteira da resolução de problemas informáticos, por exemplo.

Para Luc Hendrikx, esta reunião serviu para troca de experiências e aprendizagem entre especialistas de topo de TI, uma vez que “os problemas que entretanto vão surgindo, na área da informática, já foram resolvidos nalgum dia e em algum lugar”. Luc Hendrikx acredita mesmo que a partilha de experiências é uma forma de depois se solucionar determinadas situações mais complicadas que possam surgir, mas de modo célere e eficaz se o CIO tiver conhecimento de um caso similar. 

João Figueiredo (à esquerda), Country Manager da CIONET Portugal, e Luc Hendrikx (à direita), CEO da CIONET

A CIONET é, assim, uma organização única que permite que CIO e líderes digitais em todo o mundo troquem conhecimentos e conselhos para ajudá-los a analisar e a resolver problemas de negócio e de TI”, descreveu, por sua vez, João Figueiredo, da CIONET Portugal que é media partner e divulgadora de conteúdos na IT Insight.

Esta partilha de experiência e conhecimento acaba por ser uma mais-valia para os CIO “alcançarem valor e sucesso”, defendeu, por seu lado, Luc Hendrikx, adiantando que esta comunidade está presente em 22 paises, incluindo Portugal. Partilhou, por isso, o livro “CIONET Cookbook - recipes for digital success” que reúne receitas de sucesso de líderes informáticos de todo o mundo, “uma espécie de master chef´s”. Mais, garantiu Luc Hendrikx: “Se queremos ter uma transformação digital com sucesso, logo precisamos de ter a metodologia corrreta. É como fazer um bolo”.

João Figueiredo referiu ainda a importância da parceria com a IT Insight, “como lider de mercado em artigos de opinião e cientificos, além de ser uma referência para os leitores”. A este propósito, Henrique Carreiro, diretor da IT Insight, frisou, por sua vez, que “o contributo editorial dos membros portugueses da CIONET é, seguramente, dos mais relevantes que se pode publicar”, reiterando que “é com grande entusiasmo que se retoma a colaboração com a mais importante associação de CIO da Europa”. Mais, sublinhou, “enquanto principal revista sobre a transição digital em Portugal, a IT Insight tem por missão servir a comunidade de leitores CIO e de todos aqueles que pretendem evoluir na carreira dos sistema e tecnologias de informação”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.