ChatGPT incentiva executivos a aumentar investimentos em IA

Segundo um estudo da Gartner, 70% dos executivos disseram que a sua organização está a investigar e explorar a IA generativa

ChatGPT incentiva executivos a aumentar investimentos em IA

Um novo estudo da Gartner indica que 45% dos líderes relatam que a publicidade do ChatGPT os levou a aumentar os investimentos em Inteligência Artificial (IA). 70% dos executivos disseram que a sua organização está a investigar e explorar a IA generativa, enquanto 19% estão em modo piloto ou de produção.

O frenesim da IA generativa não mostra sinais de que vai diminuir”, afirmou Frances Karamouzis, VP Analyst da Gartner. “As organizações estão a lutar para determinar quanto investir em soluções de IA generativa, quais produtos valem o investimento, quando começar e como mitigar os riscos que vêm com a tecnologia emergente”.

O estudo, baseado nos testemunhos de mais de 2.500 entrevistados entre março e abril de 2023, indica que os líderes consideram que os benefícios da IA generativa superam os riscos, comparados com apenas 5% que consideram que os riscos se sobrepõem às vantagens. Contudo, de acordo com os especialistas da Gartner, os executivos podem começar a mudar a sua perspetiva à medida que os investimentos crescem. 

O entusiasmo inicial por uma nova tecnologia pode dar lugar a uma análise mais rigorosa dos riscos e desafios de implementação”, reitera Frances Karamouzis, pelo que “as organizações provavelmente se vão deparar com uma série de questões de confiança, risco, segurança, privacidade e ética à medida que começarem a desenvolver e a adotar a IA generativa”.

Apenas 17% dos executivos indicaram a otimização de custos como o principal objetivo dos investimentos, com a experiência do cliente a sobressair como o foco principal dos investimentos, citado por 38% dos entrevistados.

Os negócios autónomos, a próxima macro fase da mudança tecnológica, podem mitigar o impacto da inflação, da escassez de talentos e até mesmo das crises económicas”, disse o analista da Gartner. “CEO e CIO que aproveitam a IA generativa para impulsionar a transformação por meio de novos produtos e modelos de negócios vão encontrar enormes oportunidades de crescimento de receitas”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.