Branded Content

“As vantagens em adotar uma estratégia multicloud sobrepõem-se claramente aos desafios”

O mercado nacional tem amadurecido no que diz respeito à atualização das infraestruturas de IT e nas plataformas de modelo cloud. Luis Lança, Sales & Business Development Director da Cilnet a Logicalis Company, aborda as principais dificuldades que as empresas têm na implementação destas soluções

“As vantagens em adotar uma estratégia multicloud sobrepõem-se claramente aos desafios”

Quais são as principais dificuldades que sentem junto dos vossos clientes na implementação destas soluções?

Entendemos que a inovação e a complexidade das necessidades de muitas organizações fazem com que haja uma adoção elevada das soluções multicloud. Este tipo de soluções requer, por parte das organizações, uma dose de atitude positiva, preparação e habilidade para coordenar pessoas e recursos. Por esta mesma razão, implementar uma estratégia multicloud numa organização poderá ser uma excelente decisão, porém apresenta alguns desafios.

Para utilizar uma multicloud é vital contar com profissionais capacitados, ou empresas especializadas, que indicarão exatamente que tipo de cloud a utilizar e quais os dados que deverão ser migrados para a plataforma. Além disso, pelo facto de muitas tecnologias estarem envolvidas, a gestão torna-se mais complexa, graças a um ambiente de trabalho mais amplo, com diversas estruturas.

Muitos desses desafios acontecem no primeiro ano de implementação da multicloud, que traz dificuldades de compreensão e integração das novas tecnologias. Posteriormente, serão necessárias mudanças relacionadas com as políticas, pessoas e processos da organização, que acabam por transformar todo o negócio. Apenas na fase final da adoção da infraestrutura em multicloud, é que as empresas ficam dotadas e sentem a tão ambicionada agilidade operacional, e maior confiança na segurança dos dados.

Apesar dos desafios parecerem desencorajadores, as vantagens em adotar uma estratégia multicloud claramente se sobrepõem, tornando viável sua utilização para o armazenamento de dados.

Entre os maiores benefícios dessa aplicação estão temas como a segurança e recuperação de dados, tráfego direcionado, economia de recursos financeiros e a autonomia, ou seja, a capacidade de relacionamento com os providers de serviço, entre outros.

De que forma é que é possível otimizar o custo de operação na cloud?

Em cloud os custos estão em constante mudança, e a tomada de decisões é frequentemente descentralizada, dificultando a visibilidade das despesas.

Por exemplo, implementar uma estratégia de gestão de custos pode ajudar uma organização a obter previsibilidade de consumos futuros (baseado em forecasts), permitindo que as empresas consigam tomar decisões conscientes sobre as combinações das soluções multicloud.

Para ajudar na implementação desta estratégia e previsibilidade de custos futuros existem um conjunto de soluções aplicacionais e serviços no portfólio da Cilnet a Logicalis Company tais como a Cisco CWOM ou VMware CloudHealth.

Que serviços é que a Cilnet tem na área de cloud híbrida e multicloud para dar resposta às necessidades dos seus clientes?

Para ajudar as empresas a lidar com o tema de forma clara e objetiva, a Cilnet a Logicalis Company, sendo uma multinacional especializada em serviços e projetos para ambientes de computação na cloud, possui uma equipa dedicada de especialistas e um portfólio end-to-end (desde o assessement, à consultoria, aos serviços geridos e à otimização das aplicações).

Além dos inúmeros benefícios que a cloud pode trazer para os negócios, como escalabilidade de aplicações e aceleração do time-to- -market, uma das suas maiores vantagens é a pluralidade de ofertas e serviços, o que possibilita atender grande parte das necessidades de cada aplicação.

Com um catálogo diversificado e amplo, a escolha do fornecedor está fortemente relacionada com as características da utilização de cada cliente e, na maioria dos casos, o ambiente multicloud é o mais indicado.

A Cilnet Logicalis Company analisa cada workload e aplicação do cliente, para planear de forma criteriosa, qual o melhor ambiente a ser avaliado na adoção de serviços cloud. E o nosso foco é ajudar e acelerar a jornada de adoção e otimização da cloud, dos nossos clientes.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Cilnet

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.