27% das médias e grandes empresas portuguesas não têm maturidade digital

Estas conclusões têm como base um estudo da IDC, realizado em Portugal, ao longo deste ano, onde foram inquiridas 236 organizações

27% das médias e grandes empresas portuguesas não têm maturidade digital

Embora atualmente as empresas tenham a noção da necessidade da transformação digital, a verdade é que em Portugal 27% das empresas de média e grande dimensão ainda se encontram no nível 1 (numa escala de 1 a 5) no modelo de Maturidade para a DX da IDC, contra 20% na Europa Ocidental e 13% nos EUA. 

Estas conclusões têm como base um estudo da IDC, realizado em Portugal, ao longo deste ano, onde foram inquiridas 236 organizações e solicitado aos entrevistados que caraterizassem o seu próprio grau de maturidade em termos de transformação. Verificou-se com este estudo que, em Portugal as organizações estão menos maduras no processo de transformação digital, quando comparado com os resultados das empresas na Europa Ocidental, que, por sua vez, está atrasada face aos EUA.

Gabriel Coimbra, diretor-geral da IDC Portugal, sublinhou, na sessão de abertura do Directions 2016, a importância da transformação digital das organizações a nível mundial, possibilitada pela 3ª Plataforma de TI, assente nas tecnologias móveis e sociais, nos serviços de cloud computing e nas ferramentas de Big Data e analítica de negócio. O diretor-geral sublinhou ainda a importância da convergência destas tecnologias na criação de aceleradores de inovação - IoT, robótica, sistemas cognitivos, realidade virtual/aumentada e impressão 3D. 

Esta nova realidade, assente nas tecnologias da 3a Plataforma TI e respetivos aceleradores de inovação, contribuiu para a redução da esperança média de vida das organizações empresariais a nível mundial, o que coloca desafios adicionais às organizações.
Neste contexto, as organizações europeias têm de lidar com esta nova realidade, de disrupção das suas atividades. E como que podem endereçar estes novos desafios? Phil Carter, Chief Analyst Officer da IDC Europa,  recomenda o desenvolvimento de plataformas cloud sectoriais, que lhes possibilitem a criação de novos ecossistemas de negócio, enfrentar os novos concorrentes, criar laboratórios de inovação e desenvolver novas funções no interior das organizações. 

Segundo o responsável, a maioria das empresas europeias encontra-se nas fases iniciais da transformação digital e apenas 17% está nas fases mais avançadas. Phil Carter evidencia ainda que uma em cada cinco empresas europeias pode ser classificada como “resistente digital”. Isso evidencia o perigo da criação de um “fosso digital” no interior do espaço europeu.

Nesta nova realidade de negócio, a concorrência será baseada na inovação digital. Todas as empresas vão ser empresas de software, na medida em que a inovação é o “resultado da soma de código e de dados”. Por outro lado, para reforçar a competitividade nos mercados em que atuam, as empresas europeias vão ter que adotar plataformas setoriais cloud para endereçarem a procura nos mercados em que atuam.

No decorrer do Directions 2016, empresas como a Vodafone, a Sonae, o Banco BPI, a Galp, a EDP, a Fidelidade e instituições como a eSPap partilharam com os participantes da 19a edição as suas estratégias e iniciativas de transformação digital. 

O evento anual da IDC Portugal contou também com a visão dos principais fornecedores de Tecnologias de Informação.

Houve ainda lugar para um painel dedicado às qualificações e competências necessárias para a transformação digital, que contou com a participação de representantes da Universidade Católica, da Porto Business School, da Nova IMS e do Instituto Superior Técnico (IST).

Os diferentes participantes sublinharam a o aumento da incerteza no cenário de negócio das organizações, provocada por uma maior volatilidade económica e por uma aceleração da transformação tecnológica. Neste contexto, a generalidade dos participantes sublinhou a importância da literacia tecnológica junto dos gestores das organizações nacionais e evidenciou a importância que a literacia informacional tem para o sucesso da transformação digital.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.