Impacto da IA na economia mundial será de 13 biliões de dólares em 2030

As previsões são da McKinsey, num relatório onde refere que a inteligência artificial (IA) será responsável por um aumento de produtividade duas vezes superior ao impacto que as tecnologias da informação tiveram nos anos 2000 e ao do motor a vapor, no século XIX.

Impacto da IA na economia mundial será de 13 biliões de dólares em 2030

O mais recente paper do McKinsey Global Institute indica que a IA gerará 13 biliões de dólares ($13 trillion) em atividade económica mundial, até 2030, contribuindo para um aumento do PIB mundial em 1,2% ao ano, ao longo deste período.

O maior impacto da IA no PIB mundial advirá da automação do trabalho, que a McKinsey estima em 9 biliões de dólares ($9 trillion). Novos produtos e serviços possibilitados pela IA serão responsáveis por cerca de 6 biliões de dólares ($6 trillion) do PIB mundial em 2030.

O impacto da IA neste crescimento será maior à medida que nos aproximamos da data.

Este crescimento anual estimado do PIB é muito superior ao produzido pelo motor a vapor, em meados do século XIX (ente 1850 e 1910), que foi de 0,3% ao ano, e também ao das TI no início do século XXI.

A McKinsey sublinha que as empresas que primeiro adotarem estas tecnologias beneficiarão mais do que as outras.A tecnologias consideradas pertencem a cinco grandes categorias de IA: visão computacional, linguagem natural, assistentes virtuais, RPA (robotic process automation) e machine learning avançado.

No entanto, a consultora alerta para possibilidade de IA resultar num aumento das desigualdades entre países mais e menos desenvolvidos. Nos países mais desenvolvidos, os salários mais elevados e a diminuição da população ativa vão ser catalisadores da adoção destas tecnologias.

À medida que entramos na nova década, haverá uma procura menor por empregos com tarefas mais repetitivas e que exijam menos competências digitais. Em contrapartida, a McKinsey espera uma procura crescente por elevadas competências digitais – o que pode originar uma nova “guerra” por talento. Aliás, a consultora estima que 14% dos trabalhadores, em todo o mundo, terão de mudar de ocupação.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 16 Novembro 2018

IT INSIGHT Nº 16 Novembro 2018

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.