CDOs têm as prioridades certas, mas falta estratégia

Uma análise da Gartner conclui que os Chief Data Officers (CDOs) e respetivas equipas de dados e analítica estão a focar-se nas prioridades certas, mas não são capazes de se organizarem de forma estratégica

CDOs têm as prioridades certas, mas falta estratégia

“Os CDOs estão normalmente focados nas coisas certas, mas não têm a combinação certa de atividades”, diz Debra Logan, Research Vice President da Gartner.

O estudo da Gartner mostrou que há uma cultura focada nos dados dentro das empresas, e essa é a principal preocupação dos responsáveis. No entanto, a importância dada a atividades estratégicas e táticas, no âmbito dos dados, foi díspar junto dos inquiridos.

A pesquisa foi realizada no último trimestre de 2018, online, com recurso aos testemunhos de 257 Chief Data Protection Officers, Chief Analytics Officers e outros responsáveis por data & analytics (DA) das organizações.

A implementação de uma estratégia para DA foi considerada a terceira valência mais importante pelos respondentes, enquanto um programa de literacia de dados ficou em 12º nas prioridades das empresas. Apesar disso, muitas organizações admitiram que a falta de literacia de dados é a principal causa do bloqueio na cultura 'data-driven' dentro das empresas.

Debra Logan refere que os “CDOs nunca devem perder de vista o retorno de negócio que estão a tentar adquirir”. Ou seja, deixar de parte a estratégia, mesmo que mantendo uma cultura de dados operacional, é um problema para as empresas.

Dos resultados do estudo conclui-se ainda que 76% dos CDO considera o machine learning um elemento crítico e 67% vê também assim a inteligência artificial. O valor financeiro do DA só é medido por 8% dos CDOs, conclui a Gartner.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.