Virtualização continua a ser estratégica para o IT

Segundo um inquérito da Red Hat, os admnistradores de IT indicam aumentos de 18 e 20% em infraestrutura virtualizada e volumes de trabalho virtualizados, respetivamente, ao longo do próximos dois anos

Virtualização continua a ser estratégica para o IT

Um inquérito online da Red Hat captou o uso e as tendências da virtualização junto de mais de 900 administradores TI, arquitetos de sistemas e gestores de TI de empresas em vários setores e regiões geográficas. A pesquisa revelou que a maior parte dos inquiridos está a usar a virtualização para impulsionar a consolidação de servidores, aumentar o tempo de provisionamento e fornecer uma infraestrutura para os programadores construírem e implementarem aplicações.

Ao longo dos próximos dois anos, os inquiridos indicam que esperam aumentar tanto a infraestrutura virtualizada como os volumes de trabalho virtualizados em 18 e 20%, respectivamente. Os volumes de trabalho virtualizados mais comuns entre os inquiridos foram as aplicações web, incluindo os websites (73%), os servidores de aplicações web (70%) e as bases de dados (67%). O uso da virtualização também começa cedo no ciclo de vida das aplicações, com 85% dos inquiridos a indicarem que as desenvolvem em máquinas virtuais, e com outros 61% a referirem que também implementam estas aplicações em infraestruturas virtualizadas.

 

Benefícios e desafios

 De acordo com os inquiridos, as três principais vantagens da virtualização hoje em dia são provisionamento de servidores mais rápido (55%); vantagens económicas (49%) e consolidação de servidores (47%).

Os líderes TI não contam que a virtualização traga surpresas inesperadas ao seu funcionamento, vendo-as como uma tecnologia fiável e altamente disponível. Quando questionados acerca das capacidades mais importantes da virtualização, as respostas mais comuns foram fiabilidade (79%), elevada disponibilidade (73%) e desempenho (70%), seguidas de perto por segurança e escalabilidade.

Ao mesmo tempo, a virtualização continua a enfrentar desafios. Quase 40% dos inquiridos consideraram os orçamentos e os custos como o principal desafio, provavelmente relacionando os elevados custos da manutenção e migração de volumes de trabalho para ambientes virtualizados. Embora possa parecer estranho que o custo seja tanto uma vantagem como um desafio. Embora a longo prazo a virtualização possa poupar dinheiro às empresas, até esse momento exige investimento, e isto é especialmente importante no caso do sofware proprietário, das licenças e dos longos serviços de consultoria exigidos por algumas implementações.

Estas preocupações com os custos podem ser o motivo pelo qual os gestores TI podem tentar complementar a virtualização com outras infraestruturas ou ambientes de desenvolvimento de aplicações. Quando questionados acerca das tecnologias que usariam para implementações no lugar da virtualização nos próximos dois anos, apontaram a cloud privada (60%) e os containers (41%).

Outro grande desafio parece ser a gestão. Embora não seja classificada como um desafio de topo, ela ainda assim aparece numa posição elevada nos rankings de capacidade mais importante (facilidade de gestão, 63%) e de principal vantagem da migração (gestão simplificada, 62%). Atualmente, esses múltiplos produtos de virtualização estão a ser geridos separadamente, com 75% dos inquiridos a usar ferramentas de gestão independentes incorporadas em cada produto de virtualização ou ferramentas independentes de terceiros.

Os inquiridos também preveem mais ênfase na virtualização das redes (49 por cento) e do armazenamento (45 por cento) ao longo dos próximos quatro anos.

 

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.