Transformação digital das PME, o compromisso da SAP

Num evento que reuniu clientes e potenciais clientes, no Porto, a SAP Portugal apresentou as suas propostas para auxiliar as pequenas e médias empresas no processo de transformação digital: o ERP de nova geração SAP S/4HANA, a plataforma SAP Leonardo e, especificamente para a área de gestão dos recursos humanos, a solução SAP SuccessFactors.

Transformação digital das PME, o compromisso da SAP

Em seis anos, a SAP fez uma alteração profunda no seu modelo de negócio, com o desenvolvimento de uma plataforma própria: o SAP HANA.

“Esta alteração permitiu trabalhar num novo Enterprise Resource Planning, e a empresa fez também, entretanto, uma série de aquisições de novos produtos nativamente cloud”, começou por explicar Filipe Costa, responsável comercial para as PME da SAP Portugal, no SAP Digital Transformation Breakfast, usando o exemplo da própria empresa para alertar os presentes para a necessidade de transformação digital.

Filipe Costa realçou ainda que a SAP “tem contribuído, nos últimos anos, para a transformação digital de empresas com poucos colaboradores e volume de negócio  baixo, através das soluções do seu portefólio de inovação”.

Filipe Costa, responsável comercial para as PME da SAP Portugal.

Nuno Saramago, Diretor de Soluções da SAP Portugal, referiu, neste contexto, o ERP SAP S/4HANA lançado em 2015, que “tem várias edições, adequadas a empresas de diferentes dimensões”; e a nova plataforma SAP Leonardo. Trata-se de uma solução que, através de um conjunto de novas tecnologias – machine learning, blockchain, inteligência artificial, IoT e sensorização – permite ligar os processos de negócio do SAP S/4HANA a equipamentos de produção e operação, pessoas e produtos. Desta forma, favorece a “melhoria e otimização das empresas, em tempo real, traduzindo-se em aquisição de clientes, crescimento da receita e aumento da eficiência”, salientou Nuno Saramago.

Nuno Saramago, Diretor de Soluções da SAP Portugal.

 

Simplicidade, rapidez e agilidade

A responsável comercial de soluções de gestão de capital humano da SAP Portugal, Filipa Rodrigues, apresentou a SAP SuccessFactors. Esta solução dedicada aos recursos humanos, em cloud, “pode ser adquirida completa ou em versão modular, para responder aos requisitos de todos, é de utilização simples e rápida, e pode ser integrada com outros sistemas que não SAP”, descreveu.
A solução, explica Filipa Rodrigues, responde aos desafios atuais de gestão de RH, “contribuindo para que as pessoas – principal ativo de todas as empresas – sejam uma mais-valia para os resultados do negócio”. A área tem “evoluído para o paradigma da experiência do utilizador, em que os colaboradores são tratados como clientes, e requer soluções ágeis que permitam uma evolução constante, tal como o SAP SuccessFactors”, sublinhou.

A manhã ficou completa com uma palestra do jornalista José Gomes Ferreira. O orador explorou alguns aspetos a mudar no contexto político, económico e social, para que Portugal tenha uma economia mais produtiva e, em consequência, uma sociedade mais equilibrada.
Na edição de dezembro a IT Insight publica uma reportagem completa sobre o SAP Digital Transformation Breakfast

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.