BI4ALL cresce 19% em 2023 e regista 24,5 milhões de euros em volume de negócios

60% do volume de negócios da tecnológica portuguesa provém do mercado internacional. Setores farmacêutico e bancário são os que mais têm contribuído para o crescimento do negócio

BI4ALL cresce 19% em 2023 e regista 24,5 milhões de euros em volume de negócios

A BI4ALL organizou esta quinta-feira um pequeno-almoço entre jornalistas e José Oliveira, CEO da organização, para a apresentação dos mais recentes dados da empresa.

A celebrar o seu 20º aniversário, a BI4ALL registou, em 2023, um crescimento de 19% do volume de negócios, com 24,5 milhões de euros faturados, com o mercado nacional a contribuir para um crescimento homólogo na ordem dos 7%.

“Nos últimos anos houve grandes investimentos em Portugal, e continua a haver, nomeadamente na aquisição e concentração de empresas do nosso setor, para criar grandes estruturas”, contextualizou José Oliveira.

Além-fronteiras, a tecnológica portuguesa registou um crescimento de 26% em 2023, face a 2022. O mercado internacional é agora responsável por mais de metade (60%) do volume de negócios da empresa, com destaque para países como a Suíça (24%), que conta com uma sucursal desde o final de 2022, e os EUA (24%). Em 2023 a empresa contou com 11% de EBITDA e resultados líquidos na ordem dos 2.2 milhões de euros (11%). Para 2024 o objetivo passa por atingir 26 milhões de euros de faturação.

Apesar da analítica estar no ADN da organização, a BI4ALL tem feito uma aposta noutras áreas, como é o caso da inteligência artificial e dos DevOps.

Os setores farmacêutico e bancário têm sido aqueles que mais têm contribuído para o negócio da tecnológica, seguidos pelos setores da energia e dos seguros.

Preparar a empresa para o futuro

“Apesar do mercado estar um pouco atípico, este é um ano em que estamos a sentir alguma retração, não só a nível nacional, mas principalmente a nível internacional”, revelou o CEO, que, no entanto, encara 2024 como “um ano de conhecimento”. O objetivo passa pelo foco e pelo trabalho conjunto para o mesmo objetivo – criar valor. “Estamos a preparar aquilo que chamamos a empresa do futuro – a BI4ALL 2.0. Estamos a definir e a criar todos os processos, sub-processos, transversais à empresa toda, porque o líder carismático que levava a organização para o fim através de um fio condutor já não chega. Hoje um líder processual é tão ou mais importante que um líder carismático”, justifica José Oliveira.

Com quase 350 colaboradores, a empresa encontra-se num processo de transição, com a diferenciação entre a estrutura de vendas comerciais específicas e a área de produção. A BI4ALL procedeu também à reorganização das suas áreas de Data Strategy & Governance, Data Visualisation, IA, Low code & Automation, Modern BI & Big Data e R&D Software Engineering.

“Nós este ano vamos separar aquilo que chamamos de a cidade BI4ALL, o negócio BI4ALL, do negócio da consultoria. Duas entidades distintas. É uma operação que vamos fazer este ano, é uma novidade”, esclarece José Oliveira.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.