Metade das empresas portuguesas já recorrem ao low-code

O low-code é cada vez mais uma opção valorizada pelas empresas portuguesas na hora de migrar os processos para o digital

Metade das empresas portuguesas já recorrem ao low-code

O relatório da OutSystems, “Desenvolvimento de Aplicações numa Era de Transformação Digital, Plataformas Low-Code e Citizen Developers”, auscultou mais de 3 mil profissionais de Tecnologias de Informação, oriundos de 40 países e 28 indústrias diferentes, não clientes da empresa de desenvolvimento e oferta de plataformas low-code.

Em Portugal a OutSystems inquiriu 555 profissionais, na sua maioria developers de aplicações (41%), membros de equipas de gestão de TI e CIOs (23%) e arquitetos de sistemas (6%).

De acordo com as conclusões do relatório, a maioria dos profissionais de TI inquiridos no estudo (62%) reportam a existência de atrasos nas aplicações móveis, alguns com mais de 10 aplicações em stand-by à espera de serem desenvolvidas. Ao mesmo tempo, apesar de 88% dos inquiridos considerarem o mobile uma funcionalidade “necessária” ou “muito importante”, 37% das organizações deparam-se com a falta de mobile developers e 44% relataram mesmo um défice nas competências necessárias para resolver esta questão.

O tempo de desenvolvimento das aplicações móveis foi outro fator identificado pelos profissionais. Cerca de 76% dos auscultados frisaram que é necessário, em média, um período superior a três meses, para desenvolver uma aplicação móvel. Este intervalo gera, sem surpresa, insatisfações: 44% dos participantes não estão satisfeitos com a atual velocidade de desenvolvimento de aplicações das suas equipas.

Os gestores de TIs enfrentam inúmeros desafios no que diz respeito ao desenvolvimento móvel. As restrições de tempo e orçamento são as que mais pesam, seguidos de um défice de competências, competição feroz de prioridades e a falta de mobile developers. Os requisitos móveis são também cada vez maiores. A mobilidade foi identificada como o principal requisito das aplicações (no relatório de 2015 estava em 6º lugar). E não só: esta foi identificada por 88% dos profissionais como uma necessidade ou prioridade no que diz respeito a incorporar esta característica nas suas aplicações atuais e futuras.

As organizações estão focadas na busca pela abordagem técnica correta no desenvolvimento das suas aplicações, que tem levado a mais experimentação. Na verdade, 43% dos inquiridos consideram a possibilidade de recorrer ou já utilizam plataformas low-code ou no-code na sua estratégia de TI. A mesma percentagem assumiu que as suas organizações estão a permitir que citizen developers tirem partido desta tecnologia. O low-code está a crescer. De acordo com os dados do relatório, as empresas que adotaram plataformas low-code registam melhorias num desenvolvimento mais rápido das aplicações móveis e dependem menos de terceiros para a entrega.

Low-code e no-code fazem parte já de 50% das organizações portuguesas

Em Portugal, a maioria dos inquiridos trabalha sobretudo para empresas com menos de 500 colaboradores (57%), na área de computadores e tecnologia (46,3%) e serviços financeiros (10,8%). Durante este ano, planeiam sobretudo desenvolver aplicações relacionadas com: portais, relatórios e análise e automação de processos.

A mobilidade é também considerada crucial no desenvolvimento das aplicações, no entanto a maioria planeia desenvolver menos de uma dezena em 2017 (55%). Praticamente 60% dos portugueses inquiridos está satisfeito com o atual tempo de desenvolvimento das aplicações, que demoram, na sua maioria, 3 a 5 meses a serem concluídas (39% web e 38% mobile).

Os principais desafios reconhecidos pelos profissionais são o tempo, o défice de conhecimento necessário e os orçamentos. O low-code e no-code fazem parte já de 50% das organizações para as quais os inquiridos trabalham, sobretudo por aumentarem a capacidade de resposta do negócio, reduzirem o atual atraso de TI e evitarem os desafios de procura de recursos com as competências técnicas certas. As barreiras que o low-code e o no-code enfrentam no nosso país dizem respeito sobretudo à falta de conhecimento destas plataformas e a preocupações de segurança e escala das aplicações desenvolvidas.

“Este relatório mostra claramente que muitos profissionais de TI estão numa situação de crise no que diz respeito à transformação digital e ao desenvolvimento de aplicações”, refere Steve Rotter, CMO da OutSystems. “Os atrasos nos projetos são cada vez maiores, há mais sistemas de integração, a procura pelo mobile e IoT é crescente e a escassez de developers qualificados são as suas principais preocupações”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.