Apple atingiu o teto, mas não se agarrou a ele...

A empresa apresentou esta terça-feira (25/10) resultados do seu 4º trimestre, que revelaram a já antecipada descida de receitas e lucros, o que é a primeira vez que ocorre neste “século”.

Apple atingiu o teto, mas não se agarrou a ele...

Há 15 anos que a Apple não tinha a difícil tarefa de transmitir aos seus investidores que as vendas anuais estão em queda. A empresa de Cupertino foi mesmo a única grande tecnológica que passou pela crise financeira sem lhe “passar crédito”, essencialmente porque a crise “rebentou” quando a Apple estava a lançar os seus primeiros e inovadores iPhones, pelo que nunca conheceu uma descida global de receitas.

Comparando os fechos dos anos ficais de 2015 e 16 ( Y2Y ) as receitas tombaram 8%, dos 234 mil milhões de dolares para os 216 mil milhões. mas se comparamos o Q4 o tombo é maior, de 56 mil milhões para 47 mil milhões, ou 16%. No lucro antes de impostos (R.A.I.) a queda dos resultados ainda é mais expressiva;  menos 15% no ano e menos 19% no Q4, com um resultado de 12 mil milhões.

Mas tudo é relativo, incluindo as más notícias: a margem de lucro da Apple continua a ser a maior de toda a indústria de hardware de IT, com uns confortáveis 26%, de fazer inveja a qualquer outro fabricante, assim como uma reserva financeira de uns espantosos 150 mil milhões.

 

… and next ?    

Independentemente do forcast a curso prazo, que também não é muito sorridente  (mas esse pessimismo é uma tradição na Apple), o que todos perguntam é onde está o próximo “killer product” porque do iPhone também não se espera muito mais e o Macs ficaram definitivamente para o seu público tradicional.

A curiosidade é ainda maior se olharmos para os números do investimento em Research & Development nos últimos 2 anos: 8 e 10 mil milhões respetivamente.

A pergunta óbvia, e partindo do princípio que retirar o jack de áudio 3,5" ao iPhone não tem esses custos, e porque nunca na história da Apple se investiu tanto, é: o que se está a passar ao nível do desenvolvimento de produtos que venham a ser disruptivos e que voltem a colocar a Apple na senda do crescimento?

Especulações mais ou menos fundamentadas não faltam, e já demos conta aqui de várias, dos automóveis elétricos a novas plataformas de serviços. 

Respostas concretas? Ainda um mistério!

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.